Estudar fora do Brasil: Saiba como fazer seu Intercâmbio

Geral

Estudar fora geralmente abrange um conjunto de processos um tanto quanto trabalhosos, além de envolver diversos sacrifícios pessoais, como ficar longe da família e conviver com pessoas diferentes das que você está acostumado.

No entanto, vale a pena passar por esses sacrifícios para experienciar algo maior e transformador.

Por meio de um intercâmbio, é possível experimentar situações novas, conhecer culturas diferentes, encontrar amigos para a vida, conhecer novos idiomas, aprender assuntos que ainda não estão disponíveis no seu país, pelo menos não com o detalhamento que você gostaria, melhorar o currículo, entre muitas outras possibilidades.

E tudo isso transforma a vida, as oportunidades profissionais e a mentalidade do intercambista! 

Por onde começar a planejar o intercâmbio

Seguem algumas dicas para tornar o seu processo de aplicação mais assertivo.

  • Pesquise todas as possibilidades antes de definir a modalidade de intercâmbio.
  • Verifique os sites dos consulados e embaixadas de países estrangeiros para conseguir dicas e informações que talvez você não encontraria em outros lugares.
  • Pense fora da Caixa! Não escolha o curso ou país mais óbvio de primeira e pesquise opções que talvez não estariam no seu radar de início.

Etapas para realizar seu intercâmbio 

Esse ano será excelente para fazer intercâmbio. Então, separamos um passo a passo de como tirar o seu tão sonhado intercâmbio do papel.

  1. Defina o seu objetivo: Entenda qual intercâmbio você quer, pois existem inúmeras possibilidades. Para citar algumas: ensino médio, graduação, mestrado, doutorado, programa sanduíche, curso de idioma, trabalho + estudo, etc.
  2. Defina qual país você gostaria de morar: Esse é um ponto essencial, uma vez que o país que você vai morar influenciará em todos os aspectos da sua rotina e consequentemente, do seu bem-estar e da sua felicidade. Isso inclui também idioma e cultura.
  3. Decida quais instituições de ensino se enquadram no tipo de intercâmbio que você deseja realizar e na área que você quer estudar.
  4. Aplique com estratégia e aguarde a sua aprovação: Cada instituição de ensino possui exigências diferentes. Então, pesquise os processos e cumpra os requisitos com estratégia e organização.
  5. Prepare a documentação necessária: A documentação para finalizar a sua matrícula e todo o processo de mudança geralmente é complexa. Dessa forma, pesquise quais são os documentos e requisitos necessários e se organize com essas demandas. Geralmente, é solicitado vistos, provas como GRE (Graduate Record Examination) ou GMAT (Graduate Management Admission Test), cartas de recomendação, cartas de motivação, passaporte, comprovação de diploma, etc.
  6. Aproveite cada segundo dessa experiência!

Como financiar este sonho?

Sabemos que um intercâmbio não é algo barato. No entanto, existem algumas formas de baratear e viabilizar os seus estudos:

  • Bolsas de estudos: Existem inúmeras opções de instituições que disponibilizam bolsas que contemplam o valor total ou parcial do curso, tais como Fundação Estudar, CAPES, DAAD, entre outros. Os sites dos consulados e embaixadas do país no qual você deseja estudar e os sites das próprias instituições de ensino são ótimas fontes para procurar bolsas.
  • Financiamento: Algumas instituições de ensino oferecem financiamento caso você não consiga arcar com os valores. Além disso, existem algumas opções de crédito que podem ser utilizadas para pagar o seu intercâmbio, pois possuem condições de pagamento acessíveis e juros baixos, como a modalidade de empréstimo com garantia de imóvel, na qual é colocado um imóvel como garantia da operação. Tornando-a assim, mais segura perante a instituição financeira, o que possibilita e justifica essas condições inigualáveis. 
  • Estudo + trabalho: Outra opção muito interessante é trabalhar durante o seu tempo livre no país que você reside. No entanto, certifique-se que o seu visto e o país escolhido permitem isso, ok?

Conclusão

Realizar e se preparar para um intercâmbio é consideravelmente trabalhoso. No entanto, como demonstramos no decorrer do conteúdo, é transformador e melhor ainda, é possível! 

Então, não desista! Você consegue realizar esse sonho por meio de esforço e perseverança.

Estudar fora do Brasil geralmente o intercâmbio abrange um conjunto de processos um tanto quanto trabalhosos, além de envolver diversos...
Estudar fora do Brasil: Saiba como fazer seu Intercâmbio | Foto: Pexels
Compartilhe este post
Comercial Sousa Neto Tania Sobreira Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante Finsol clinica e laboratorio sao goncalo Cetec Amarante Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa