Estudante de Regeneração conquista vaga na USP e Unicamp por desempenho em olimpíadas científicas

Regeneração

João Vitor Araújo, estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Alberto Leal Nunes, em Regeneração (PI), conquistou aprovação em diversas universidades de ponta do país, incluindo a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), utilizando a modalidade de ingresso via olimpíadas científicas. O jovem, que também foi aprovado em medicina e outras áreas, coleciona medalhas em competições de matemática, biologia e geografia.

Trajetória de sucesso nas olimpíadas do conhecimento

João Vitor acumula um impressionante currículo de premiações em olimpíadas científicas. Ele conquistou duas medalhas de prata no Torneio de Matemática das Escolas Estaduais (TME²), duas medalhas de bronze a nível regional e três menções honrosas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Além disso, obteve duas medalhas de menção honrosa e uma de bronze na Canguru de Matemática, uma medalha de prata na Mandacaru de Matemática, uma menção honrosa e uma medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), na qual obteve a maior nota do estado e a quinta maior nota do país, e uma medalha de menção honrosa, uma de bronze e uma de prata na Olimpíada Brasileira de Geografia.

Apoio da escola e da Seduc

O estudante atribui seu sucesso ao apoio recebido no CETI Alberto Leal Nunes. Segundo João Vitor, a escola o apresentou às olimpíadas e proporcionou suporte, com professores que o prepararam para as competições. Ele também destaca o incentivo da Secretaria de Educação do Piauí (Seduc), que promoveu eventos como o TME e a Olinpi, ampliando suas oportunidades de aprendizado.

Ingresso em universidades de ponta

Com base em seu desempenho nas olimpíadas, João Vitor foi aprovado em Ciências Biológicas na Unicamp e em Ciências Biomédicas na USP, ambas sem a necessidade de prestar vestibular. Ele também obteve aprovação em Odontologia na Universidade Federal do Piauí (UFPI) via Sisu, em Medicina Veterinária na UNINASSAU via Prouni, aguarda o resultado do FIES e de outras universidades que utilizam a modalidade olímpica como forma de ingresso (UFMS e UFABC).

O incentivo às olimpíadas

O jovem destaca que a principal inspiração para participar das olimpíadas veio da orientação do gestor do CETI, Ismael Lima Dantas. João Vitor também ressalta o valor da coletividade e do apoio mútuo entre os colegas que participam dessas competições.

“A escola me apresentou as olimpíadas, me deu todo o suporte pra participar ao me proporcionar professores que faziam uma excelente preparação”, disse o jovem estudante.

João Vitor Araújo é um exemplo de como as olimpíadas científicas podem abrir portas para o ensino superior. O estudante, agora, se prepara para iniciar sua jornada acadêmica em uma das universidades em que foi aprovado.

Estudante de Regeneração conquista vaga na USP e Unicamp

Compartilhe este post
Comercial Sousa Neto Grupo Pitagoras Cetec Amarante Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante Finsol clinica e laboratorio sao goncalo Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa