Este ano, 932 pessoas desaparecidas foram localizadas no Ceará

Polícia

Escuta, investigação, tecnologia e diálogo com as Forças de Segurança do Estado e órgãos aliados. Com esse trabalho, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) localizou no primeiro semestre do ano 932 pessoas que estavam desaparecidas no Ceará. Desse número, 805 pessoas foram encontradas com vida. O total de pessoas localizadas representa um aumento de 7,1%, se comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram localizadas 870 pessoas. Os dados foram compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). 

O dado é divulgado em alusão ao Dia Internacional das Pessoas Desaparecidas, celebrado no próximo dia 30 de agosto.

Somente este ano, 932 pessoas desaparecidas foram localizadas no Ceará
Somente este ano, 932 pessoas desaparecidas foram localizadas no Ceará

Na Capital

Já em Fortaleza, 554 pessoas foram localizadas de janeiro a julho deste ano. Destas, 512 foram encontradas com vida. O total de pessoas localizadas representa um aumento de 1,6%, se comparado ao mesmo período do ano passado. As investigações da PCCE em busca de pessoas desaparecidas seguem até a localização das vítimas.

O trabalho da Polícia Civil, por meio da 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (12ª DHPP), resultou em 2023, em 933 pessoas localizadas em Fortaleza. O número corresponde ao período entre janeiro e dezembro. Do total de pessoas localizadas, 871 foram encontradas com vida, o que corresponde a 82% do total.

Campanha de Enfrentamento ao Desaparecimento de Pessoas

O mês de agosto é marcado pela Campanha Nacional de Enfrentamento ao Desaparecimento de Pessoas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). No Ceará, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) seguem o calendário da ação nacional que tem início dia 26 de agosto e vai até o dia 30, com a coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidas. A mobilização nacional tem como objetivo realizar o cadastro genético de familiares que têm pessoas desaparecidas. 

As coletas de DNA permitirão o cruzamento de dados do banco para identificação de pessoas localizadas e sem identificação. Para realizar a coleta, é preciso que o familiar seja de primeiro grau, como pai, mãe e filhos, tenha o registro do Boletim de Ocorrência (BO) do desaparecido e procure um núcleo da Pefoce mais próximo. Além disso, é preciso que o familiar leve seus documentos.

Onde registrar o BO de pessoas desaparecidas?

A 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) é a unidade especializada da PCCE, que investiga casos de desaparecimentos de pessoas em Fortaleza. A unidade fica localizada na Rua Juvenal de Carvalho, 1125, no bairro de Fátima. Além disso, o denunciante pode registrar, ainda, um Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia Eletrônica (Deletron), no campo Desaparecimento de Pessoa, fornecer o máximo de informações possíveis sobre o desaparecido e enviar uma fotografia recente. Já os casos registrados na Região Metropolitana e nos demais municípios do Estado ficam sob a responsabilidade das delegacias que atuam na circunscrição onde ocorreu o desaparecimento.

O que acontece após a coleta de DNA?

Após a coleta, é realizado o exame para identificar o perfil genético, onde os peritos irão cadastrar este perfil no banco de DNA. O perfil genético fica disponível no banco de dados estadual e nacional. Com a amostra cadastrada, será realizado o cruzamento com os dados do banco, que é atualizado com perfis genéticos de pessoas vivas e de pessoas falecidas não identificadas.

Em caso positivo da comparação do perfil, a instituição responsável entra em contato com o familiar.

Locais de coletas de DNA

Na Capital

Perícia Forense do Estado do Ceará – Pefoce

Endereço: Avenida Presidente Castelo Branco, 901, Moura Brasil – Fortaleza/ CEP: 60010-000

Telefone: (85) 3101.4900

Região Norte – Sobral

Núcleo de Perícia Forense da Região Norte – Sobral

Endereço: Avenida Jonh Sanford, 2895, Nossa Senhora de Fátima / CEP: 62.034-001

Região Sul – Juazeiro do Norte

Núcleo de Perícia Forense da Região Sul – Juazeiro do Norte

Endereço: Avenida Tenente Raimundo Rocha, s/n, Planalto / CEP: 60.040-360

Região Central – Quixeramobim

Núcleo de Perícia Forense da Região Central – Quixeramobim

Endereço: Rua alto do Boqueirão, s/n, Centro / CEP: 63.800-000

Região dos Sertões – Canindé

Núcleo de Perícia Forense dos Sertões de Canindé

Endereço: Avenida Chicó Campos, 775, Centro / CEP: 62.700-000

Região Centro Sul – Iguatu

Núcleo de Perícia Forense da Região Centro Sul – Iguatu

Endereço: Rua João Pessoa, nº 358, Centro / CEP: 63.500-000

Região do Sertão dos Inhamuns – Tauá

Núcleo de Perícia Forense dos Sertões dos Inhamuns – Tauá

Endereço: Expedito Zacarias, S/N, Manoel Mota / CEP: 63.660-000

Região do Vale do Jaguaribe – Russas

Núcleo de Perícia Forense da Região do Vale do Jaguaribe – Russas

Endereço: Tabuleiro da Vaquejada, CE 356 / CEP: 62900-000

Região dos Sertões de Crateús – Crateús

Núcleo de Perícia Forense dos Sertões de Crateús

Endereço: BR-226, 796-a – Venâncio / CEP: 3700-000

Região do Vale do Curu – Itapipoca

Núcleo de Perícia Forense da Região do Vale do Curu – Itapipoca

Endereço: Av. Geraldo Azevedo Gomes, 3000, Julho II / CEP: 62509-899

Fonte: Polícia Civil do Ceará

Compartilhe este post
EletrocarroCinara Cristina Citopatologista Dra JosileneAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário