Entendendo todo o contexto de melhorias e a busca contínua em reforçar o sistema elétrico do Estado, a Equatorial Piauí entregará em janeiro de 2021 a nova Subestação Palmeirais, que atenderá diretamente os municípios de Palmeirais e Nazária. Importante reforçar que este é um momento significativo para os clientes da região, pois nos últimos anos, houveram poucos investimentos na rede elétrica significativos e a entrega da subestação marcará uma nova etapa para a melhoria do fornecimento de energia dos municípios.
A obra da subestação, que segue em ritmo acelerado, teve investimento de aproximadamente R$ 3 milhões trará um reforço para melhoria do fornecimento de energia a quase 8 mil clientes na região. Serão 3 vezes mais energia para os municípios, considerando a plena capacidade de funcionamento e potência da nova subestação, que permitirá um cenário positivo para os clientes que residem nas localidades.
Construída com o que há de mais moderno no setor elétrico, a Subestação Palmeirais tem potência de 6,25 MVA nas tensões de operação de 34,5kV e 13,8kV e trará tecnologia de ponta em automação, com controle e capacidade de intervenção de forma remota, direto do Centro de Operações, facilitando o monitoramento, manobras de apoio e respostas rápidas de comunicação, além de transferências de cargas entre subestações de regiões próximas, criando um sistema com atuação mais rápida para fornecimento de energia.
“São novos investimentos que ajudarão a ampliar e melhorar significativamente o fornecimento de energia para população. Mais energia para desenvolver municípios da área metropolitana do Estado, que são parte de uma cadeia de atividades produtivas importantes para a economia local e estadual’’ destaca Cosme Cezário, diretor de operações da Equatorial Piauí.
Obras Entregues
Em 2020, a Equatorial Piauí mesmo em contexto de pandemia já é marcado por ser um ano de entrega de cinco novas Subestações de Energia Elétrica e três novas Linhas de Transmissão no Piauí, que vão garantir um fornecimento com mais qualidade, robustez e alcance. São mais R$ 31 milhões investidos no estado só nessas obras. Quatro Subestações e duas Linhas de Transmissão já estão em operação: uma Subestação na capital (Subestação Esplanada) e outras três na região dos Cerrados (subestações Quilombo, Cristino Castro e Cerrados) no polo econômico do agronegócio responsável por dobrar o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) do Estado nos últimos anos (MAPA) e produzir boa parte da riqueza no Piauí.
Em um aspecto global, a Equatorial Piauí investirá em 2020, aproximadamente 240 milhões de reais direcionados para manutenção, melhoria e novas estruturas da rede elétrica do Estado do Piauí.
Compartilhe este post