A diretora de Segurança Alimentar da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), Edna Guedes, participou do I Encontro de Banco de Alimentos da Região Nordeste, que aconteceu dias 12 e 13 de abril, em São Luis (MA). Também participaram a coordenadora de restaurantes populares e cozinhas comunitária, Beatriz Cordeiro, e a coordenadora de Banco de Alimentos, Lourena Sérvio.
O encontro teve por objetivo a troca de informações, além de avaliação e mostras de experiências exitosas de segurança alimentar em todo o Brasil. A palestra magna com o tema Banco de Alimentos para o fortalecimento do Plano de Segurança Alimentar e Nutricional (PSAN) foi ministrada pela coordenadora Nacional dos Equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social, Natália Tenuta.
Para a Diretora de Segurança alimentar da Sasc, Edna Guedes, esse primeiro encontro foi muito importante. “Vários estados levaram as suas experiencias de banco e as ações junto às comunidades e a gente pode fazer exemplos de parcerias com outras instituições que poderão ser beneficiadas ou doadoras. Foram vários exemplos de ações de como a gente pode trabalhar com os bancos de alimentos”, diz a diretora.
Outra ação que chamou muito a atenção das técnicas da Sasc que participaram do encontro foi a parceria com associações e cooperativas que atuam dentro dos banco de alimentos: “Vimos que eles têm associações e cooperativas que trabalham lá dentro e recebem a remuneração em quilos de alimentos”, exemplifica Edna.
A equipe da diretoria de segurança alimentar também realizou visita a um restaurante popular local, o ILP Solar de Outono, que oferece serviços de café, almoço e lanche. No restaurante, a refeição não é servida em quentinhas, mas produzida fora e chega em depósitos grandes para ser distribuída para população ao preço de R$1,00. “Vale a pena replicar aqui e é o que a nossa secretária Regina Sousa já tem orientado”, coloca Edna.
Fonte: Governo PI
Compartilhe este post