Emater e STR vão fazer recadastramento de DAP’s

Amarante
A dificuldade na renovação de Declarações de Aptidão (DAP) pode resultar na perda do direito ao Garantia Safra e ao Seguro Safra para alguns trabalhadores rurais do município de Amarante, a informação é do Sindicato dos Trabalhadores Rurais(STR) e do Emater. A razão está na indisponibilidade do site do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) durante o processo de recadastramento das declarações.

O site ficar inativo ou apresentar lentidão e travamentos está entre os maiores problemas encontrados durante o processo. A funcionária do STR Luíza Neta assegura que o melhor horário para realizar os trabalhos é durante a madrugada, “pois o sistema parece estar descongestionado”.

Mesmo sem um prazo determinado pelo Ministério, a DAP de cada trabalhador rural tem a sua validade e precisa ser renovada em tempo hábil para assegurar ao lavrador o direito aos programas. No sentido de evitar perdas ao agricultor, uma força tarefa será criada a partir dos próximos dias para recadastramento das DAP’s aproveitando o horário de melhor funcionamento do sistema online do MDA.

“Conhecemos o dia a dia desses trabalhadores e também a dura realidade encarada por eles, no entanto, todo esforço será necessário para não deixarmos que eles fiquem sem o recurso do Garantia Safra e sem o Seguro Safra”, disse o engenheiro agrônomo do Emater, Francisco Terto.

Segundo dados do Ministério, atualmente o município possui 4255 Declarações de Aptidões; desse total, 3222 estão ativas no sistema do MDA, enquanto 1033 já se encontram, por várias razões, expiradas. Uma medida do governo federal reduziu o prazo de validade das DAP’s de 06 anos para apenas três anos, o que colaborou, segundo o secretário do STR, Leomar Duarte, para o aumento das declarações expiradas.

“O aumento de declarações expiradas tem outras causas também. Por exemplo, muitos agricultores viajaram ou adquiriram registros em carteira. São situações em que a desativação das DAP’s é imediata. As declarações de trabalhadores que viajam ficam desativadas porque não são recadastradas e as declarações de quem registra a carteira são desativadas automaticamente porque os dados se cruzam no sistema do MDA”, encerra.

Compartilhe este post
Comercial Sousa Neto Grupo Pitagoras Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante Finsol clinica e laboratorio sao goncalo Cetec Amarante Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa