Os moradores do assentamento Chapada dos Marcos, na zona rural de Amarante, estão assustados por terem que conviver diariamente com o medo provocado por escorpiões.
Eles são vistos por toda parte, em quintais, nos sofás, em telhados e até mesmo nas camas, apesar de toda a higienização nas residências. O assentamento, que fica à margem da BR-343 – sentido Teresina, é uma comunidade que atualmente conta com 10 famílias.
Um dos vários registros de aparecimento de escorpiões foi feito nessa segunda-feira, durante um serviço no quintal de casa, quando o morador Leomar Duarte encontrou três deles, sendo que havia uma fêmea com vários filhotes.
“O medo é grande, até porque temos crianças e muitas pessoas sensíveis à picada de escorpiões. Eu tenho problemas respiratórios, o que poderá me trazer um risco maior em caso de ser picado por um”, disse ele.
A convivência com o perigo provocado pelos escorpiões já dura mais de 15 anos. Apesar de serem pouco agressivos, os animais peçonhentos têm hábitos noturnos e se escondem durante o dia.
O escorpião amarelo (cientificamente identificado como Tityus serrulatus) é o que predomina na comunidade. A moradora Osmarene Nunes já foi picada por um escorpião no quintal de casa e teve que ser encaminhada para o Hospital Regional Dr. Francisco Ayres Cavalcante, em Amarante.
“Senti inicialmente a língua tremer e depois todo o corpo. No local da picada, ficou inchado e tive que ir para o hospital, onde tomei uma injeção”, disse a moradora.
Como evitar acidentes com o animal
- Em casa use telas ou mantenha fechados os ralos de pias, tanques e banheiros;
- Proteja as soleiras das portas com borrachas ou sacos de areia;
- Elimine as frestas nas paredes, muros, pisos, tetos, janelas e portas;
- Quintais com material de construção devem ser sempre vistoriados;
- Agite sapatos, roupas e panos úmidos antes de usá-los;
- Elimine as baratas. Elas são o alimento preferido dos escorpiões;
- Mantenha limpas e vedadas as caixas de gordura esgoto e de rede elétrica e telefônica;
- Não mate as lagartixas, pois elas são inimigas naturais do escorpião;
- Não acumule lixo e entulho;
- Conserve camas e berços afastados, no mínimo, 10 cm da parede. Evite que os lençóis toquem o chão.