escorpiões encontrados na Chapada dos Marcos em Amarante

Em Amarante, o medo de escorpiões é parte da rotina diária dos moradores da Chapada dos Marcos

Amarante

Os moradores do assentamento Chapada dos Marcos, na zona rural de Amarante, estão assustados por terem que conviver diariamente com o medo provocado por escorpiões.

Eles são vistos por toda parte, em quintais, nos sofás, em telhados e até mesmo nas camas, apesar de toda a higienização nas residências. O assentamento, que fica à margem da BR-343 – sentido Teresina, é uma comunidade que atualmente conta com 10 famílias.

Um dos vários registros de aparecimento de escorpiões foi feito nessa segunda-feira, durante um serviço no quintal de casa, quando o morador Leomar Duarte encontrou três deles, sendo que havia uma fêmea com vários filhotes.

“O medo é grande, até porque temos crianças e muitas pessoas sensíveis à picada de escorpiões. Eu tenho problemas respiratórios, o que poderá me trazer um risco maior em caso de ser picado por um”, disse ele.

A convivência com o perigo provocado pelos escorpiões já dura mais de 15 anos. Apesar de serem pouco agressivos, os animais peçonhentos têm hábitos noturnos e se escondem durante o dia.

O escorpião amarelo (cientificamente identificado como Tityus serrulatus) é o que predomina na comunidade. A moradora Osmarene Nunes já foi picada por um escorpião no quintal de casa e teve que ser encaminhada para o Hospital Regional Dr. Francisco Ayres Cavalcante, em Amarante.

“Senti inicialmente a língua tremer e depois todo o corpo. No local da picada, ficou inchado e tive que ir para o hospital, onde tomei uma injeção”, disse a moradora.

Como evitar acidentes com o animal

  • Em casa use telas ou mantenha fechados os ralos de pias, tanques e banheiros;
  • Proteja as soleiras das portas com borrachas ou sacos de areia;
  • Elimine as frestas nas paredes, muros, pisos, tetos, janelas e portas;
  • Quintais com material de construção devem ser sempre vistoriados;
  • Agite sapatos, roupas e panos úmidos antes de usá-los;
  • Elimine as baratas. Elas são o alimento preferido dos escorpiões;
  • Mantenha limpas e vedadas as caixas de gordura esgoto e de rede elétrica e telefônica;
  • Não mate as lagartixas, pois elas são inimigas naturais do escorpião;
  • Não acumule lixo e entulho;
  • Conserve camas e berços afastados, no mínimo, 10 cm da parede. Evite que os lençóis toquem o chão.
Compartilhe este post
Comercial Sousa Neto Tania Sobreira Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante Finsol clinica e laboratorio sao goncalo Cetec Amarante Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Dr. Josias Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa

Deixe um comentário