A alta temperatura deste domingo, 4, em Amarante, levou a maior parte da população do município a procurar os locais de votação ainda pela manhã na eleição do Conselho Tutelar para o próximo pleito, cuja posse está prevista para o dia 10 de janeiro de 2016. Os termômetros marcaram 40º, às 15h, com sensação térmica de 43º.
A outra grande parte dos votantes decidiu fugir do sol ardente e resolveu ir às seções de votação em um horário mais próximo do encerramento. Segundo informações, os portões foram fechados às 17h com aproximadamente 150 pessoas ainda na fila para votação. “Eu nunca tinha visto uma eleição de Conselho Tutelar como esta em nosso município”, disse o secretário de Assistência Social, Josineide Amorim.
Todas as seções foram instaladas na Unidade Escolar Municipal Antonio Gramoza, no bairro Escalvado. O secretário disse ao Somos Notícia que todo o processo transcorreu com tranquilidade. “Tivemos seguranças no local, mas somente para orientação dos votantes indecisos. Durante todo o processo de votação não houve um problema sequer.”
Josineide Amorim disse ainda que a votação foi expressiva. “Eu fiquei impressionado com o desejo do povo de Amarante em querer contribuir com este ato democrático.”
Ao todo, 11 candidatos concorreram às cinco vagas existentes. De acordo com os dados repassados pelo secretário Josineide Amorim, foram 2.717 votos válidos. Os votos nulos somaram 18 e os brancos 15. A totalização foi encerrada por volta das 20h20.
Confira a relação nominal e a votação por urnas obtida pelos candidatos eleitos para o próximo pleito do Conselho Tutelar:
Os cinco primeiros são os eleitos, os demais ficam configurados como suplentes.
Os candidatos apareceram na cédula na seguinte ordem de votação:
01 – Elizângela da Costa Veloso;
02 – Susana Maria Ferreira dos Anjos Santos;
03 – Zilma Lopes de Sousa Santos;
04 – Marluza Pereira da Silva;
05 – Márcia Miranda da Silva;
06 – Celmária Maria da Silva;
07 – Danilo da Costa e Silva;
08 – Joseli de Morais Campos;
09 – Rosângela Paulina de Sousa;
10 – Raimunda Lustosa Pereira;
11 – Antonio de Sena Rosa.
Edição, postagem e fotos: Denison Duarte