Na noite de quarta-feira (6), o deputado federal Dr. Francisco Costa (PT/PI) foi eleito presidente da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados. Com 28 votos a favor e cinco em branco, o médico endocrinologista, conhecido por sua atuação em prol da saúde pública, assume a liderança desta importante comissão parlamentar.
Dr. Francisco, em seu breve discurso de agradecimento, expressou seu compromisso em conduzir os trabalhos da comissão de forma colaborativa, destacando a importância do diálogo e da participação de todos os membros. Suas palavras refletem seu histórico de defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e seu empenho em ampliar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde no país.
“Desejo partilhar a condução dos trabalhos com todos e contar com a colaboração de cada um para, com muito diálogo, conduzir os trabalhos desta Comissão, cujas decisões têm alto impacto na vida da população brasileira”, disse Dr. Francisco Costa.
O deputado, que também é médico graduado pela Universidade Federal de Campina Grande-PB e ex-secretário estadual de saúde, traz consigo uma vasta experiência no campo da saúde pública. Autor de importantes projetos, como a Política Nacional de Combate à Dengue, à Febre de Chikungunya e à Febre Zika, Dr. Francisco é reconhecido por sua dedicação em enfrentar os desafios e propor soluções para melhorar o sistema de saúde brasileiro.
Entre as atribuições da Comissão de Saúde, estão o debate e a votação de proposições relacionadas à saúde em geral, ao SUS, à organização institucional da saúde no Brasil, além de temas como campanhas de saúde pública, recursos humanos para a saúde e controle de medicamentos e alimentos. Com a liderança do Dr. Francisco, espera-se um trabalho focado no fortalecimento do sistema de saúde e na promoção do bem-estar da população brasileira.
Leia também no Somos Notícia:
Perfil
Dr Francisco (PT/PI) está no primeiro mandato de deputado federal, foi o relator da Medida Provisória que recriou o Bolsa Família e é autor do projeto de lei 529/24 que cria a Política Nacional de Combate à Dengue, à Febre de Chikungunya e à Febre Zika.
Médico graduado pela Universidade Federal de Campina Grande-PB, endocrinologista, atuou como plantonista, na Equipe de Saúde da Família e socorrista do SAMU. Perito médico legista, ex-secretário estadual de saúde, ex-prefeito de São Francisco do Piauí, deputado estadual integrante da Comissão de Saúde, ele tem amplo conhecimento das dificuldades enfrentadas e propostas que tramitam na área. Defensor do SUS (Sistema Único de Saúde), tem atuação parlamentar voltada para descentralizar, ampliar o acesso e a qualidade do atendimento na saúde pública.
O que faz a comissão
A Comissão de Saúde é permanente e é responsável, dentre outras atribuições, por debater e votar proposições relativas à saúde em geral, SUS, organização institucional da saúde no Brasil, campanhas de saúde pública, instituições privadas de saúde, Bioestatística e imunizações; Higiene, educação e assistência sanitária, medicinas alternativas, atividades médicas e paramédicas, controle de medicamentos e alimentos, recursos humanos para a saúde, seguro de acidentes do trabalho urbano e rural, Indústria químico-farmacêutica, patentes de fármacos.
Compartilhe este post