Donald Trump fará primeira aparição pública desde o indiciamento

Donald Trump fará primeira aparição pública desde o indiciamento

Internacional

O ex-presidente Donald Trump deve fazer suas primeiras aparições públicas desde seu indiciamento federal, falando para audiências republicanas amigáveis ​​na Geórgia e na Carolina do Norte enquanto tenta reunir apoiadores em sua defesa.

Espera-se que Trump, que continua sendo o favorito para a indicação do Partido Republicano em 2024, apesar de seus crescentes problemas legais, use discursos em duas convenções partidárias estaduais no sábado para protestar contra as acusações.

A acusação revelada na sexta-feira o acusou de 37 acusações criminais relacionadas ao acúmulo de documentos confidenciais em sua propriedade em Mar-a-Lago, na Flórida.

Trump é acusado de desafiar deliberadamente as exigências do Departamento de Justiça para devolver documentos confidenciais, recrutar assessores em seus esforços para ocultar os registros e até mesmo dizer a seus advogados que queria desafiar uma intimação para os materiais armazenados em sua residência. A acusação inclui alegações de que ele guardou documentos em um salão de baile e banheiro em seu resort, entre outros lugares.

As acusações mais graves acarretam penas de prisão de até 20 anos cada, mas os réus primários raramente chegam perto da pena máxima e a decisão caberia ao juiz.

Trump já respondeu à acusação com uma série de postagens em sua plataforma Truth Social e uma declaração em vídeo, enquadrando a acusação como uma interferência eleitoral orquestrada pelo presidente Joe Biden e sua campanha.

“Eles vêm atrás de mim porque agora estamos liderando nas pesquisas novamente por muito contra Biden”, disse ele.

Trump pode esperar as boas-vindas de um herói enquanto reúne seus partidários mais ferozes e visa consolidar seu status como principal candidato presidencial de seu partido.

Ele chegou no sábado à Geórgia aos gritos de “Mais quatro anos! Mais quatro anos!” de apoiadores agitando cartazes que diziam “Caça às Bruxas”. Cerca de 100 torcedores ansiosos compareceram ao aeródromo de Columbus.

Michael Sellers, um apoiador de Trump de 67 anos que foi ao aeroporto, disse que leu a acusação e estava ciente das acusações.

“É criminoso o que estão fazendo com ele”, disse Sellers. Questionado se acredita que Trump vencerá outro mandato em 2024, Sellers disse: “Ele venceu da última vez. Ele vai ganhar de novo.”

Trump ‘desafiador’

Entre as várias investigações que Trump enfrentou, o caso dos documentos há muito é considerado a ameaça mais perigosa e a mais pronta para ser processada.

O documento de cobrança federal alega que Trump não apenas possuía intencionalmente documentos confidenciais, mas também os exibia orgulhosamente a visitantes e assessores. A acusação baseia-se nas próprias palavras e ações de Trump, contadas aos promotores por advogados, assessores próximos e outras testemunhas, incluindo sua declaração de respeitar e conhecer os procedimentos relacionados ao tratamento de informações classificadas.

Um funcionário da campanha de Trump descreveu o humor do ex-presidente como “desafiador” antes das visitas de estado. Mas os assessores ficaram notavelmente mais reservados após a abertura da acusação, ao avaliarem a gravidade das acusações legais e a ameaça que representam para Trump além do potencial ganho político de curto prazo.

mar-a-lago
Esta imagem, contida na acusação contra o ex-presidente Donald Trump, mostra caixas de discos armazenadas em um banheiro e chuveiro no Lake Room na propriedade de Trump em Mar-a-Lago em Palm Beach, Flórida [Justice Department via AP]

Um ‘dia escuro’

A acusação chega em um momento em que Trump continua a dominar a corrida primária. Outros candidatos atacaram amplamente o Departamento de Justiça – em vez de Trump – pela investigação. Mas a amplitude das alegações e o escopo do indiciamento podem tornar mais difícil para os republicanos protestarem contra essas acusações em comparação com um caso criminal anterior de Nova York que muitos analistas jurídicos consideraram fraco.

Trump deve fazer sua primeira aparição no tribunal federal na terça-feira em Miami. Ele foi acusado ao lado de Walt Nauta, um assessor pessoal que os promotores dizem que transferiu caixas de um depósito para a residência de Trump para que ele revisasse e depois mentiu para os investigadores sobre o movimento. Uma fotografia incluída na acusação mostra várias dezenas de caixas de arquivo empilhadas em uma área de armazenamento.

O caso aumentou o risco legal para Trump. Em março, ele foi indiciado em Nova York em um esquema de suborno decorrente de pagamentos feitos a um ator pornô durante sua campanha de 2016, e ele enfrenta investigações adicionais em Washington e Atlanta que também podem levar a acusações criminais.

Até agora, a resposta de muitos republicanos – incluindo alguns dos rivais de indicação do partido de Trump – tem sido apoiar o ex-presidente e ampliar seu senso de indignação.

O presidente da Câmara dos Representantes, Kevin McCarthy, que teve um relacionamento turbulento com Trump, disse que o indiciamento marcou um “dia sombrio” para os Estados Unidos.

“Eu, e todo americano que acredita no estado de direito, estamos com o presidente Trump”, disse McCarthy.

E o governador da Flórida, Ron DeSantis, visto como o desafiante mais viável de Trump para a chapa republicana, ecoou as alegações de um Departamento de Justiça “armado”.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Comercial Sousa Neto Tania Sobreira Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante Finsol clinica e laboratorio sao goncalo Cetec Amarante Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Dr. Josias Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa