Nesta quarta-feira (30), é celebrado o Dia Nacional de Luta Contra Reumatismo. A iniciativa, alerta para Importância do diagnóstico precoce e o impacto do tratamento adequado na qualidade de vida do paciente.
Popularmente conhecidas como reumatismo, as doenças reumáticas representam um conjunto de diferentes doenças que acometem o aparelho locomotor, ou seja, ossos, articulações (“juntas”), cartilagens, músculos, tendões e ligamentos
. Além disso, algumas doenças reumáticas podem comprometer outras partes e funções do corpo humano, como rins, coração, pulmões, olhos, intestino e até a pele.
Existe mais de uma centena de doenças reumáticas. As mais comuns são osteoartrite, também conhecida como artrose, fibromialgia, osteoporose, gota, tendinites e bursites, febre reumática, artrite reumatoide e outras patologias que acometem a coluna vertebral.
Alguns sinais do aparecimento de doenças reumáticas são:
• Dores nas articulações, principalmente por mais de seis semanas
• Vermelhidão, calor e inchaço nas articulações
• Dificuldade para movimentar as articulações ao acordar
• Dores ao esticar os braços sobre a cabeça
• Dores ao elevar os ombros até o pescoço
Em caso positivo de algum desses sintomas, é necessário buscar ajuda médica.
Os tratamentos disponíveis para as doenças reumáticas incluem práticas integrativas e complementares, exercícios e fisioterapia, além do uso de medicamentos como anti-inflamatórios e cortisona.
Texto: Karla Neto
Compartilhe este post