Nesta sexta-feira (25), é celebrado Dia do Sapateiro. Ele é o artesão que executa a arte de fabricar sapatos, uma das profissões mais antigas que existem. A arte de fabricar sapatos surgiu a partir do momento em que o homem passou a sentir necessidade de proteger seus pés, seja do frio, seja dos obstáculos no solo.
Aliás, a necessidade de produzir sapatos surgiu quando o ser humano percebeu que precisava proteger os seus pés dos obstáculos do solo, do frio e de outras ameaças.
Atualmente, com as indústrias da moda, o trabalho dos sapateiros artesãos não é mais tão usual como antigamente. No entanto, ainda é comum encontrar profissionais que se dedicam a confecção de sapatos manualmente ou no reparo destes.
A escolha desta data é uma homenagem a dois santos: São Crispim e São Crispiniano, considerados os padroeiros dos sapateiros.
Quando surgiu a profissão de sapateiro, ela era bastante discriminada, sendo considerada menos relevante do que as profissões de curtidores e carniceiros, por exemplo. Porém, com o tempo, a profissão se tornou mais popular, o que despertou a necessidade de estabelecer um padrão na forma de fabricação de calçados entre os diversos sapateiros.
Diz-se que a origem do Dia do Sapateiro está associada com o ano 280, na França, onde dois irmãos, que eram pregadores do cristianismo durante o dia, faziam sapatos durante a noite para sobreviver.
Atualmente, com as indústrias da moda, o trabalho dos sapateiros artesãos não é mais tão usual como antigamente. No entanto, ainda é comum encontrar profissionais que se dedicam à confecção de sapatos manualmente ou no reparo destes.
Compartilhe este post