Nesta sexta-feira (18), é celebrado o Dia do Médico. Ele pode ser generalista, ou seja, atender todos os tipos de encaminhamentos da área médica, ou especializado em alguma atividade ou função específica.
Dentre as profissões mais desejadas por muitos, ser médico é uma delas. Essa é uma profissão muito requisitada, tendo sua atuação voltada para a saúde das pessoas, desde a prevenção até o tratamento de doenças que afetam o bem-estar das pessoas. Além disso, possui ótimas oportunidades no mercado de trabalho.
A profissão médico é uma das mais aclamadas e buscadas do mundo, e não é à toa. Afinal, o médico é o profissional responsável por diagnosticar e tratar doenças, graças aos seus conhecimentos adquiridos que podem ser aplicáveis às diversas áreas de atuação que essa profissão oferece.
Não é por acaso que esse é um dos ofícios com grandes remunerações e status, já que, paralelamente, essa função exige muita responsabilidade e conhecimento constantemente renovado.
Médico é como é chamado o profissional da área da saúde formado no curso de medicina. Esse profissional tem como missão atender, diagnosticar e tratar pacientes, e deve ser registrado no Conselho Regional de Medicina.
Existem várias áreas de atuação, mas, no geral, o médico pode atuar em:
• Consultas: momento em que o profissional faz uma entrevista com o paciente para entender o panorama de sua saúde;
• Exame físico: momento em que o médico usa técnicas para avaliar, de fato, a saúde do paciente;
• Diagnóstico: etapa em que o profissional analisa os dados coletados nas etapas anteriores e passa a real situação ou aproximada do paciente;
• Tratamento: momento posterior ao diagnóstico no qual o médico prescreve o tratamento necessário para a enfermidade, seja ele medicamentoso, cirúrgico, dietético, dentre outros.
Mais do que importante, a profissão médico é crucial na vida das pessoas. Essa área de atuação é a que possui um dos maiores resultados efetivos na dinâmica da sociedade. Afinal, é ela que nos orienta sobre caminhos que podemos tomar para prevenir possíveis transtornos futuros em nosso corpo, além de tratar as enfermidades que já estão presentes.
Não à toa, é uma das profissões que mais exigem responsabilidade, preparo e, principalmente, conhecimento em constante renovação, já que o profissional irá aplicar tudo o que aprendeu ao longo de seus estudos e experiência à saúde das pessoas.
Compartilhe este post