Press "Enter" to skip to content

Dia da Apicultura – 17 de outubro

Nesta quinta-feira (17), é celebrado Dia da Apicultura. A apicultura consiste na criação de abelhas exóticas, com o objetivo de produzir mel, própolis, geleia real, pólen e cera de abelha. Essa atividade é incentivada pelo Incaper em diversos municípios capixabas e tem se mostrado uma excelente alternativa de diversificação agrícola

Anunciantes Somos Noticia

As operárias produzem mel, geleia real e cera ao longo do ano, além de alimento para a colmeia. Logo, assim que as abelhas terminam o processo, que dura cerca de três semanas, os apicultores recolhem o mel e a geleia para obterem outros produtos.

A apicultura, é uma atividade de baixo impacto ambiental que traz benefícios diretos à produtividade de variadas culturas, tanto anuais quanto perenes, através da polinização, contribuindo assim, para a preservação do meio ambiente e da biodiversidade.

É uma prática sustentável e que contribui com a preservação do ecossistema, afinal, as abelhas, através da polinização, são essenciais para o crescimento das árvores, flores e outras plantas, além de serem primordiais para a agricultura e produção de alimentos, como frutas, legumes e grãos.

A preenche todos os requisitos da sustentabilidade, sendo estes requisitos econômicos, sociais e ambientais, pode-se discutir o conjunto de possíveis benefícios retratados na literatura divididos nestas três áreas. Sendo que no aspecto econômico os benefícios da apicultura estão relacionados à geração de renda e à obtenção de bons lucros com os diversos produtos apícolas. Na área ambiental, estão relacionados principalmente com o fato das abelhas atuarem como polinizadores naturais de espécies nativas.

Dia da Apicultura | 17 de outubro – Créditos: Karla Neto
Compartilhe este post
0Shares

Be First to Comment

Deixe um comentário

Mission News Theme by Compete Themes.