Uma decisão judicial concedida na última terça-feira, 10, pode retirar dos moradores da comunidade Barra da Muquila o direito de realização do campeonato de futebol, que acontece todos os anos.
A disputa foi travada na Justiça, e Pedro Barbosa, a parte autora no processo, por direito concedido judicialmente, já cercou de arame farpado parte do campo onde acontecem os jogos.
Segundo Hermílio Carlos, conhecido por Dodô – um dos organizadores do campeonato, trata-se de um terreno passado por herança aos familiares de Pedro Barbosa. “Todos os anos tem esse problema. Até parece que o rapaz não quer que aconteça o campeonato!”
Ao todo, 18 times estão inscritos para os jogos deste ano. “Nenhum deles poderá jogar enquanto o juiz não voltar atrás na sua decisão”, disse o organizador ao afirmar que apenas a abertura do campeonato foi realizada.
“Como Amarante está sem campo, os amarantinos que precisam treinar vão para a Barra. Quando todos se juntam, dá para formar uns três times de futebol. A nossa preocupação é com a área do campo, para que fique livre e todos possam treinar à vontade”, afirmou o morador Marcos Maciel, um dos organizadores do campeonato.
“Esse problema já vem acontecendo em outros campeonatos. Nós estamos tristes pela decisão. A história desse campo tem mais de 80 anos, e a cada ano há essa dificuldade”, completa Dodô ao afirmar que o terreno ainda não foi dividido entre os familiares.
“A decisão do juiz foi contrária ao parecer do Ministério Público, que havia concedido o direito aos moradores de usarem o campo como espaço de lazer da comunidade. Ainda no parecer, havia sido definido que a cerca não podia ser passada a menos de 15m do campo”, encerra Dodô.
Edição e postagem: Denison Duarte
Fotos e vídeo: Marcos Maciel
PÚBLICO PRESENTE NA ABERTURA DO CAMPEONATO DE FUTEBOL EM 2015
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=VZpl1cHN8-I]
[tube]http://www.youtube.com/watch?v=VZpl1cHN8-I[/tube]