O Superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos (SUETPEJA) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Paulo Henrique Pinheiro, esteve visitando as Gerências Regionais de Educação (GREs) e os centros educacionais dos municípios de Floriano e Regeneração, nessa quarta-feira (26), para divulgar o curso de Desenvolvimento de Sistemas com ênfase em inteligência artificial e também conhecer a estrutura das escolas.
Em Floriano, o superintendente visitou a 10ª GRE, onde se reuniu com a gerência e com diretores de escolas para discutir a implantação do curso de Desenvolvimento de Sistemas e dialogar sobre algumas demandas relacionadas à oferta de cursos técnicos e Educação de Jovens e Adultos. Em seguida visitou os Centros Estaduais de Tempo Integral (CETI) Bucar Neto e Fauzer Bucar, para observar as reformas de ampliação e adequação para o curso e também para o ensino de Tempo Integral. Em Regeneração, a visita ocorreu na 6ª GRE.
O curso faz parte do Projeto Seduc TEC, ação que integra o Programa Acelera Seduc, e que consiste na formação técnica de nível médio com foco nas vocações dos territórios de desenvolvimento do Piauí, divididos em quatro eixos: turismo, tecnologia da informação, energias renováveis e agrotécnica. O curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas está sendo disponibilizado inicialmente para alunos da 1ª série concomitante com Ensino Médio e terá formato híbrido, com carga horária de oito horas semanais por plataforma EaD (Educação à Distância) e duas horas presenciais.
Paulo Henrique destaca que esse novo formato de curso faz parte da estratégia de implementação de um novo modelo de currículo pedagógico em toda a Rede Estadual de Educação. “A ideia é que, com os materiais on-line e uma estrutura moderna e tecnológica, os estudantes finalizem o Ensino Médio mais preparados para o mundo do trabalho. A proposta é que os alunos tenham 10 horas a mais semanais de acréscimo na sua jornada de aulas, sendo duas horas presenciais e oito horas à distância, para que eles concluam o Ensino Médio com o certificado de técnicos de informática. Com isso, a Seduc dá um importante passo em direção ao cumprimento das metas do Programa de Governo do governador Rafael Fonteles, com o empenho do secretário Washington Bandeira na materialização dessa ação”, explica o superintendente.
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, reforça a importância do programa Acelera Seduc, que tem como uma das frentes a expansão do Ensino Profissional e Técnico. “A expansão do ensino profissional, técnico e tecnológico também é uma das metas do Governo do Piauí para a Educação e faz parte do nosso programa Acelera Seduc. Iremos investir na ampliação do Ensino Profissional, Técnico e Tecnológico, modelo consagrado que promove melhoria de desempenho dos alunos para ingresso no Ensino Superior e no mundo do trabalho”, declara.
Finalizando a agenda em Regeneração, o superintendente de Educação Técnica e Profissional visitou o Centro Estadual De Educação Profissional Rural (CEEPRU) Engenheiro Agrônomo Valdemar Carvalho, para fazer uma inspeção da estrutura do local, que oferta curso de Agronegócio e Agrotécnica.
O CEEPRU tem potencial de ser referência na formação agrotécnica numa região de franca expansão agrícola que abrange Tanque do Piauí, Regeneração, Angical, São Pedro do Piauí, Jardim do Mulato e São Gonçalo. “Visitamos a escola, vimos que eles têm algumas necessidades de readequações para a oferta de cursos na área de Agrotécnica, em parceria com instituições, fazendas do entorno. Eles têm em torno de 150 alunos, no regime de Educação Profissional e Técnica”, finaliza o superintendente.
Fonte: Seduc – PI
Compartilhe este post