Com a chegada do mês de dezembro, a correria para deixar a casa decorada com a clássica iluminação de Natal vira prioridade. Colocar pisca-piscas ao redor de portas, janelas, em árvores e plantas de jardim é um grande ritual natalino. No entanto, é preciso tomar cuidado com a instalação de luzes natalinas, e o olhar precisa ser redobrado para as tomadas, fios e o local escolhido.
De acordo com Thaislane Oliveira, engenheira eletricista e consultora de vendas do Grupo Carmehil, é indicado que as lâmpadas fiquem acesas durante seis horas por dia. “Para evitar qualquer eventualidade, na hora de dormir é aconselhado desligá-las”, explica. Já em relação ao material que deve ser utilizado para prender os fios nas árvores, nas janelas e nas portas, é importante se atentar em não colocar a árvore em alguma superfície metálica. Para o uso em janelas e portas, a profissional ressalta que é indicado evitar itens de alumínio ou metal, sendo mais recomendado clipes de plásticos.
O local de escolha é bastante importante. Segundo Thaislane, é preciso observar se ele está próximo de superfícies que podem facilitar a propagação de incêndio, como sofás, camas ou cortinas. “Sempre que for utilizar em lugares que irão levar chuvas, deve-se utilizar pisca-piscas próprios para não ocorrer nenhum acidente”, reforça a engenheira.