Press "Enter" to skip to content

Crescendo em ritmo dobrado, Piaui potencializa expansão nos quatro estados da fronteira agrícola

Last updated on 21 de dezembro de 2024

Com um crescimento quase duas vezes acima da média da região, o Piauí tem se destacado como o estado com maior potencial em expansão de área produtiva no Matopiba. A sigla define a fronteira agrícola formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. De acordo com a Expedição Safra, levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos, apenas no cultivo de soja o estado cresceu 190% em área cultivável na última década, diante de uma variação média de 97% da região. E 241% em produção contra 137% na média de crescimento do bloco.
De acordo com a Expedição Safra, a região do Matopiba que tem atualmente cerca de 4,8 milhões de hectares cultivados,tem potencial para chegar a 10 milhões de hectares de área produtiva. Parte disso devido à forte expansão da produção de grãos no Piauí. “Embora o avanço percentual verificado nos últimos dez anos tenha sido sobre uma base pequena, o ritmo de crescimento mostra que o estado tem condições de liderar a expansão do Matopiba”, analisa Giovani Ferreira, coordenador da Expedição Safra.
Na última década, a produção conjunta de soja na região foi de 5 milhões para mais de 10 milhões de toneladas. E a de milho 1ª e 2ª safras de 2,4 milhões para 6,3 milhões de toneladas.
As condições climáticas favoráveis, com um regime de chuvas bem definido, e o crescimento do chamado ‘mercado nordestino’, que viu o seu poder aquisitivo aumentar nos últimos dez anos, são alguns dos fatores que colaboraram para o desenvolvimento regional.
“A produção de soja e milho do Piauí tem abastecido um mercado de carnes também crescente no Nordeste brasileiro, que em alguns casos paga até melhor que à exportação”, pontua Ferreira. No período analisado, o volume de soja no Piauí saltou de 550 mil para 1,9 milhão de toneladas, enquanto que o de milho cresceu de 200 mil para 1,2 milhão de toneladas.
Infraestrutura
Obras de infraestrutura que ajudam a viabilizar a produção de grãos também foram determinantes para a expansão produtiva da região. É o caso do asfaltamento da rodovia Transcerrado. Principal rota no Sul do Piauí, essa via possibilita o escoamento para o Porto de Itaqui, no Maranhão, onde recentemente foi inaugurado o Terminal de Grãos, conhecido como Tegram.
Festa da Soja  
Um dos símbolos dessa nova fase vivenciada pelo agronegócio do Piauí é a Festa da Soja, cuja edição deste ano ocorre nos dias 7, 8 e 9 de maio. Promovida pela associação de produtores no distrito de Nova Santa Rosa, em Uruçuí, o evento surgiu em 2007 motivado pelo entusiasmo com que crescia a produção piauiense de soja.
Hoje, apesar de ainda manter o nome, a Festa da Soja evoluiu para um caráter mais técnico-comercial e nesta edição contará com mais de 30 expositores, além de uma variada programação de palestras.
No dia 8 de maio, está programada a palestra do coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira. Com o tema “Da produção à logística, a última grande fronteira agrícola do país”, o palestrante vai abordar o potencial, os avanços e desafios da região à frente do Matopiba.
Festa da Soja
Palestra “Da produção à logística, a última grande fronteira agrícola do país” – Giovani Ferreira, coordenador da Expedição Safra
Data: 8 de maio de 2015
Horário: 15h30
Local: Nova Santa Rosa – Uruçuí (PI)
Sobre a Expedição Safra
A Expedição Safra é um projeto do Agronegócio Gazeta do Povo desenvolvido desde o ciclo 2006/07. O projeto consiste em um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos. Da América do Sul à América do Norte, a sondagem periódica percorre em 16 estados brasileiros, mais as regiões produtoras dos Estados Unidos, Paraguai, Argentina e Uruguai. Para ampliar a discussão sobre mercado, desde a temporada 2010/11 a Expedição estabeleceu os chamados roteiros extraordinários, com incursões à Europa (Alemanha, Holanda, Bélgica e França), China e Índia.
Mais informações: www.expedicaosafra.com.br

Compartilhe este post
0Shares
Mission News Theme by Compete Themes.