O estado do Piauí teve um aumento significativo no número de microempreendedores individuais (MEIs) em 2021, com um saldo líquido de mais de 16 mil novos cadastros. De acordo com a pesquisa experimental do IBGE denominada de Estatísticas dos Cadastros de Microempreendedores Individuais (MEIs) 2021, o Piauí contava com 91,5 mil MEIs, o que equivalia a cerca de 0,8% do total de MEIs do Brasil (13,1 milhões).
O grupamento de atividades econômicas que mais concentrava MEIs no Piauí era o de comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas, com 46,6 mil pessoas, o que equivalia a cerca de 44,45% do total. A participação das MEIs naquelas atividades representava mais de 4 vezes a participação das MEIs nas atividades de alojamento e alimentação, que vinha na segunda colocação, com 11,9 mil pessoas, cerca de 11,38% do total.
Além disso, a pesquisa mostrou que a maior parte dos MEIs no estado tinha até 3 anos de atividade, com cerca de 51 mil unidades, o que representava aproximadamente 48,96% do total. Isso indica que muitas pessoas estão buscando o empreendedorismo como alternativa para enfrentar a crise econômica causada pela pandemia.
Os requisitos legais para se tornar MEI são: exercer atividades que estejam na lista de ocupações permitidas pela lei; contratar, no máximo, um empregado que receba o piso da categoria ou um salário-mínimo; não ser titular, sócio ou administrador de outra empresa; não possuir mais de um estabelecimento; e ter um faturamento anual de até R$ 81 mil.
O aumento significativo de MEIs no Piauí é uma boa notícia para a economia do estado, pois esses empreendedores individuais contribuem para a geração de empregos e renda. Além disso, o empreendedorismo é uma alternativa para muitas pessoas que perderam seus empregos durante a pandemia e precisam se reinventar para garantir sua subsistência.
Portanto, é importante que o estado e os municípios criem políticas públicas para incentivar o empreendedorismo e apoiar os MEIs, oferecendo capacitação, acesso a crédito e outras medidas que possam contribuir para o sucesso desses empreendimentos.
Compartilhe este post