Na última terça-feira (19), a Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres (CEPM) realizou o evento “Protagonismos feminismos da cultura e resistência indígena”, em parceria com o Museu do Piauí e a Secretaria Estadual da Cultura (Secult).
O evento contou com a presença das pessoas assistida pela Casa de Zabelê e de outras comunidades piauienses. Durante o evento foi realizada palestra e conferência sobre “A mulher indígena: cultura, experiência e tradições. Historia indígena e o desafio de superar a insensibilidade histórica”, dentre outras temáticas que levam ao empoderamento das pessoas indígenas piauienses.
“Este evento visa afirmar que 19 de abril é um dia de luta, no qual o Piauí deseja se unir aos demais estados do Brasil no respeito aos povos indígenas. Luta, porque a construção política e cultural brasileira é um sistema de embates, em que os povos indígenas, especialmente as mulheres, buscam obter reconhecimento, respeito e maior espaço. É um dia também para somarmos, enquanto povo brasileiro, à reivindicação de direitos das comunidades indígenas, sobretudo no contexto em que estamos no Brasil, de ataque às suas terras e crimes cometidos contra mulheres e meninas” destacou a coordenadora de Diversidade da CEPM, Erica Ruth.