A coordenadora de Estado de Políticas para as Mulheres (CEPM), Zenaide Lustosa, participou da sessão solene em alusão ao Dia Internacional da Mulher, na Câmara Municipal de Teresina, onde estavam presentes a defensora pública, Lia Medeiros; a delegada de Polícia e diretora do Departamento Estadual de Proteção à Mulher, Bruna Verena; a vereadora Poliana Rocha, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher; Tatinane Seixas, presidente Municipal do Conselho de Direitos das Mulheres; Cleide Cristina e a secretária Municipal de Mulher, Karla Beger; destacando os principais trabalhos realizados e apresentando propostas para articular ação em prol das mulheres.
Durante a sessão, a coordenadora destacou a importância dos municípios de fortalecerem a rede de atendimento às mulheres e a importância das políticas serem realizadas de forma integrada. “As mulheres, para avançar nas políticas, precisam receber, desta casa, emendas parlamentares para que tenhamos condições de executar os projetos. Precisamos também falar dos municípios por meio do fortalecimento das políticas para as mulheres” destaca Zenaide Lustosa.
“Durante a pandemia tivemos um aumento da violência doméstica, tendo 3.500 registros de violência doméstica nas delegacias de mulheres e percebemos que mesmo diante da situação da Covid-19, as mulheres denunciaram, mas o número não reflete a realidade ainda. Precisamos intensificar as ações de enfrentamento à violência durante o ano com projetos e ações que levem às mulheres a terem autonomia econômica e empoderamento para que a mulher quebre o ciclo de violência antes mesmo de intensificar a violência” pontou a delegada de Polícia Civil do Estado do Piauí, que também é titular da Delegacia de Feminicidio, Bruna Fontenele.
A sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, realizada pela Câmara Municipal de Teresina (CMT), foi proposta pela vereadora Pollyanna Rocha. “Objetivando enaltecer as mulheres, relembrar os motivos pelos quais a data foi criada e debater temáticas e políticas públicas de interesse das mulheres no município de Teresina.
O registro completo da transmissão está disponível no canal oficial da Câmara Municipal de Teresina, no Youtube.