A conselheira Waltânia Alvarenga, vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), foi uma das homenageadas pela Academia Piauiense de Letras nas celebrações do Dia Internacional da Mulher, transcorrido em 8 de março e cujas comemorações se estenderam ao longo da semana que passou.
Em Sessão Especial realizada no sábado (11/03), a Academia prestou homenagem a mulheres piauienses que se destacaram em suas diferentes áreas de atuação. O evento foi planejado e organizado pelo Núcleo Feminino da APL, coordenado pela acadêmica Nerina Castelo Branco, decana da instituição, e pela secretária-geral, acadêmica Fides Angélica.
A conselheira Waltânia Alvarenga foi homenageada na categoria Serviço Público. Em 2022, a Academia prestou a mesma homenagem à conselheira Lílian Martins, então presidente do TCE-PI.
Waltânia Alvarenga bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal do Piauí. Pós-graduada em Controle Externo pela mesma instituição. Ingressou no TCE-PI como auditora fiscal, ocupando depois o cargo de procuradora do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado. Desde 2004, ocupa a vaga de conselheira constitucionalmente reservada ao Ministério Público de Contas.
Como conselheira do TCE, exerceu os cargos de Corregedora (2005); vice-presidente (2011) e presidente (2013), sempre com mandatos de dois anos. Atualmente é novamente vice-presidente do Tribunal.
Mulheres na APL
Cinco mulheres ocupam cadeiras na Academia Piauiense de Letras: Nerina Castelo Branco (decana), Fides Angélica, Teresinha Queiroz, Socorro Rios Magalhães e Niéde Guidon.
No passado, integraram a APL: Luiza Amélia de Queiroz Brandão (patrona da Cadeira 28), Amélia de Freitas Beviláqua (primeira ocupante da Cadeira 23), Emília Castelo Branco de Carvalho, Emília Leite Castelo Branco, Maria Isabel Vilhena e Alvina Gameiro.
Fonte: Tribunal de Contas do Estado do Piauí
Compartilhe este post