O Museu Casas de Amarante – Oito casarões históricos de Amarante, no Piauí, foram transformados no Museu Casas de Amarante, o primeiro do país que foi dividido em estações, inaugurado no dia 17 de setembro de 2021 pela Prefeitura Municipal, que tem à frente o prefeito Diego Teixeira. Nesta apresentação, você terá: Tour pelas Estações, Preservação da Memória Cultural e Histórica, Requalificação dos Casarões Históricos, Programa VivAmar
Museu Casas de Amarante | Tour pelas Estações
O Museu Casas de Amarante disponibiliza um tour pelas estações, a começar pela Casa das Origens, uma alusão às tribos indígenas Acaroazes e Guegueses, afrodescendentes do Quilombo Mimbó, como também a famílias portuguesas, consideradas tradicionais e mais importantes para a cidade. Condutores de visitantes estão prontos para apresentar aos turistas as demais estações, incluindo o Salão Bela Vista, o Museu da Música, o Museu da Dança, a Casa do Azulejo, o Museu do Divino, o Jardim da Poesia de Da Costa e Silva e a Botica, a farmácia mais antiga do Piauí.
Outra estação do museu é o Museu da Música e o Museu da Dança, que abrigam a memória cultural de Amarante, conhecida por suas tradicionais danças do Cavalo Piancó, Dança Portuguesa e Pagode do Mimbó. Além disso, o acervo inclui peças da famosa banda “Os Geniais”.
Como parte do tour, também está a Casa do Azulejo, tombada e que preserva sua fachada e parte do piso do século XIX, e também o Museu do Divino, que conta a história da tradicional “Festa do Divino”, que teve início como o Divino de Dona Dedé. Além disso, o Jardim da Poesia de Da Costa e Silva apresenta poesias admiráveis entre plantas e flores.
Por fim, o visitante poderá conhecer numa das oito estações a Botica, a farmácia mais antiga do Piauí, criada em 1885, e que preserva o ambiente original com armários, balcão, frascos e registros de fórmulas e anotações do médico e farmacêutico Eleazar Pereira da Cunha.
Preservação da Memória Cultural e Histórica
O Museu Casas de Amarante é uma iniciativa que, de acordo com a administração municipal, assume o importante papel de preservar a memória histórica e cultural de Amarante, conhecida pelas tradicionais danças do Cavalo Piancó, Dança Portuguesa e Pagode do Mimbó, como também por suas riquezas culturais, a exemplo a famosa banda Os Geniais de Amarante, que foi considerada uma explosão musical do Médio Parnaíba na década de 1970.
Requalificação dos Casarões Históricos
O Museu Casas de Amarante faz parte da segunda etapa do programa VivAmar, uma ação de requalificação dos casarões e monumentos históricos de Amarante, realizada pela Prefeitura Municipal de Amarante, trabalho realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura, executada pelo Grupo Lucaia Artes e Ofícios.
Museu Casas de Amarante e o Programa VivAmar
A criação do Museu Casas de Amarante faz parte da segunda etapa do programa VivAmar, idealizado pela prefeitura de Amarante, numa ação de requalificação dos casarões e monumentos históricos locias, executado pelo Grupo Lucaia Artes e Ofícios, comandada pelo arquiteto Paulo Vasconcellos.
Fotos: Leomar Duarte e Gisele Duarte | Somos Notícia
Fotos abaixo: Inauguração do Museu Casas de Amarante