Em Amarante, Conferência da Assistência Social discute proteção integral de crianças e adolescentes em tempos de pandemia

Amarante

O município de Amarante realizou nesta quinta-feira (04) a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social, evento realizado na Câmara dos Vereadores, a partir das 8h30. O início ocorreu com o credenciamento dos participantes e, em seguida, com a solenidade de abertura, que contou com a composição da mesa.

No ato solene, houve a presença de autoridades convidadas, além de representantes de entidades, de órgãos públicos, de instituições de ensino e também estudantes e membros da sociedade civil. Após a execução do Hino Nacional pela banda Nova Euterpe de Amarante, aconteceram pronunciamentos de integrantes da mesa, a exemplo do secretário municipal de Assistência Social, Jailson da Silva, e do presidente do Conselho Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Dácio Martins. O pastor Adriano e o Padre Francisco Ronaldo participaram do momento e deixaram suas mensagens ecumênicas de apoio à conferência.

A conferência magna trouxe este ano o seguinte tema: “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”, proferida pela conferencista Socorro Cardoso, assistente social renomada e experiente na área. Após a conferência magna, houve um debate para discutir o tema e trocar ideias e experiências entre os participantes.

Também ocorrerá um painel de apresentação e discussão dos Eixos Temáticos da Conferência, com a presença da Painelista Andreza Cunha, também Assistente Social e assessora técnica do município. Durante a conferência, foram organizados grupos de trabalho para análise de cada eixo e elaboração de deliberação.

“Este é o momento em que vamos avaliar as sequelas sociais pós-pandemia na área da Criança e do Adolescente, até porque a pandemia potencializou algumas situações que já ocorriam e que hoje estamos vivenciando, e exemplo da violência virtual. Vamos aproveitar este momento para traçar estratégias na forma de prevenção e proteção das nossas crianças”, disse Andreza ao Somos Notícia.

A plenária final será realizada para aprovação das propostas do município e eleição de delegados para a XII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente em agosto de 2023.

O município, de acordo com a Assistência Social, realiza oficinas e programas voltados para os jovens, a exemplo do Pelotão Mirim, balé, judô e Criança Feliz. “Amarante tem diversas atividades em prol de crianças e adolescentes do município, mas precisamos ampliar nossas ações, e esperamos que esta conferência seja muito produtiva e que possamos colocar em prática os resultados. A gente tem se dedicado ao máximo para conduzir da melhor forma o nosso trabalho, pois esta é a missão que nos foi confiada pelo gestor (Diego Teixeira) e pela primeira-dama”, disse o secretário Jailson da Silva.

O evento, segundo o secretário, representa “uma oportunidade para a troca de experiências e aprendizado, além de contribuir para o fortalecimento das políticas públicas de assistência social em Amarante”. O encerramento dos trabalhos da conferência inclui a entrega de certificados e um almoço para os participantes.

Fotos: Leomar Duarte | Somos Notícia

Compartilhe este post
Comercial Sousa Neto Tania Sobreira Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante Finsol clinica e laboratorio sao goncalo Cetec Amarante Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Dr. Josias Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa