Last updated on 20 de novembro de 2025
O Governo do Piauí confirmou a abertura de uma série de concursos públicos com a promessa de disponibilizar mais de cinco mil vagas nas áreas de educação e saúde até o final de 2025. A maior parte dessas oportunidades está concentrada na Secretaria de Educação do Piauí (Seduc), que recebeu autorização para o lançamento do edital com a previsão de quatro mil vagas para o cargo de professor classe SL. Desse montante significativo, duas mil vagas serão destinadas ao preenchimento imediato e as outras duas mil irão compor o cadastro de reserva do estado. O concurso da Seduc exige formação superior em licenciatura, prevendo uma jornada de trabalho de 20 horas semanais, com a publicação do edital aguardada ainda para este ano.
Enquanto isso, outras áreas também estão sendo contempladas no planejamento do estado. O concurso da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) vai ofertar mil vagas (500 imediatas e 500 para cadastro de reserva). Este edital, que incluirá cargos de nível técnico e superior como técnico em enfermagem, médico e psicólogo, deve ser publicado em novembro pela Fundação Carlos Chagas (FCC).
O cenário de concursos é complementado pela Polícia Civil do Piauí, que teve as inscrições prorrogadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A Polícia Civil oferece 200 vagas imediatas (30 para delegado, 150 para investigador e 20 para perito), além de 216 para cadastro de reserva, com salários que variam entre R$ 7,2 mil e R$ 20,6 mil. A prova objetiva para todos os cargos da Polícia Civil está marcada para 25 de janeiro de 2026.
Olhando para o futuro, o Piauí também se prepara para um concurso unificado inédito em 2026, que abrangerá oito órgãos estaduais, além de outros 12 concursos individualizados para secretarias como Sada, Adapi, Setur e Agrespi.
Com informações do g1

Be First to Comment