concurso banco do nordeste

Concurso público para professores no Maranhão: Justiça determina realização em até um ano

Concursos

Em resposta a uma ação do Ministério Público do Maranhão (MP-MA), a Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís determinou que o Estado do Maranhão realize um concurso público para professores da rede estadual de ensino em até um ano. A decisão, proferida em 17 de outubro, surge após denúncias de falta de transparência na contratação de professores por meio de processos seletivos simplificados.

O MP-MA argumenta que a lista de candidatos convocados por disciplina e unidade regional não está sendo publicada, levantando dúvidas sobre a lisura dos processos seletivos. Em 2023, foram realizados pelo menos dois processos seletivos: um para a contratação temporária de 493 professores para os Centros de Ensino Médio em Tempo Integral e outro para a contratação de professores para a Educação Indígena Básica, Educação no Campo e Educação Escolar Quilombola. Ambos os processos se basearam apenas na análise de currículos e experiência profissional, sem a realização de concurso público.

A Justiça, em sua decisão, reforça que a administração pública tem o dever de realizar concursos públicos para o provimento de cargos efetivos, conforme previsto na Constituição Federal. Contratações sem concurso só são permitidas em casos de “necessidade temporária de excepcional interesse público”. No entanto, a sentença aponta que o Estado do Maranhão tem feito uso recorrente de contratos temporários, desrespeitando os critérios estabelecidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para essas situações.

A Seduc, por sua vez, defende a necessidade das contratações temporárias para garantir um quadro completo de professores nas escolas e o funcionamento adequado da Educação Básica no estado. O órgão justifica o uso de processos seletivos simplificados pela grande extensão territorial do Maranhão, que conta com 20 Unidades Regionais de Educação para atender 217 municípios.

O Estado do Maranhão foi procurado para se manifestar sobre a decisão judicial, mas não havia se posicionado até a publicação desta reportagem. Caso não cumpra a determinação da Justiça, o Estado estará sujeito a uma multa diária de R$ 1 mil, que será destinada ao Fundo Estadual de Direitos Difusos.

Concurso público para professores no MA pode acontecer em até um ano
Concurso público para professores no MA pode acontecer em até um ano
Compartilhe este post
Tania SobreiraEletrocarroCinara Cristina Citopatologista Dra JosileneAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário