A holding Aegea, responsável pela administração da Águas de Teresina, arrematou a concessão da Agespisa por R$ 1 bilhão em leilão realizado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) nesta quarta-feira (30). A concessão da Agespisa terá duração de 35 anos, até 2059, e abrange todas as 224 cidades do Piauí, com exceção de duas que optaram por manter o serviço municipal.
O valor bilionário pago pela concessão será dividido em duas partes iguais: uma para o governo do Estado do Piauí e outra para os municípios onde o serviço será operado. A parcela destinada aos municípios terá uma divisão específica: 20% serão distribuídos igualmente entre todas as cidades, enquanto os 80% restantes serão proporcionais ao número de habitantes, de acordo com dados do IBGE.
A Aegea, com a concessão da Agespisa, se consolida como a principal operadora de água e esgoto no estado. O contrato de concessão da empresa em Teresina, iniciado em 2017, tem validade até 2047. A metade do valor da concessão da Agespisa será paga à vista, enquanto a outra metade será parcelada.