Nesse domingo, 22 de maio, foi realizado o “Pedal Faça Bonito”, em alusão à campanha de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. A concentração do passeio ciclístico foi na Ponte Estaiada, na zona leste da capital.
A iniciativa integrou o conjunto de atividades promovidas pelo Comitê Estadual no decorrer do mês de maio, durante o qual foi realizada a campanha “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”.
O pedal teve um percurso de 15 quilômetros. Os ciclistas iniciaram o trajeto pela Av. Raul Lopes indo até a Av. Cajuína. Atravessaram a Ponte Wall Ferraz e percorreram a Av. Marechal Castelo Branco até a Ponte da Primavera. De lá, retornaram à Ponte Estaiada, onde a atividade iniciou.
A ação contou com o apoio dos grupos de ciclistas Bike Anjos de Teresina, Teresina Pedal Noturno e Filhos do Sol Bikers.
Integrantes do Ministério Público do Piauí participaram do pedal. Representando a instituição estiveram presentes as Promotoras de Justiça Joselisse Carvalho, Coordenadora do Caodij/MPPI (Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e da Juventude), Ana Isabel Dias, membro da Corregedoria-Geral do MP, e Luísa Lacerda, titular da 5ª Promotoria de Justiça de Teresina, órgão de execução do Nupevid (Núcleo de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar); dos servidores Claudeir Alcântara, Letícia Kethely e da estagiária Maria Clara Cavalcante.
Fazendo Bonito
As instituições e os órgãos públicos já fizeram três atividades com o intuito de chamar a atenção da sociedade para o enfrentamento à violência e a exploração sexual contra crianças e adolescentes.
A primeira consistiu em uma live, transmitida no canal oficial da UFPI (Universidade Federal do Piauí), na qual foi debatido o tema com pesquisadores, além de terem sido discutidas as colaborações que a instituição pode trazer para a elaboração de políticas públicas na área.
A segunda ação foi um manifesto na última quinta-feira (18), o Dia “D” da campanha de enfrentamento. Os integrantes do Comitê Estadual estiveram no cruzamento da Av. Frei Serafim com a Rua Goiás, Centro de Teresina, oportunidade em que entregaram material educativo e expuseram faixas e cartazes com mensagens de alerta sobre a violência sexual e a exploração. Em seguida, no auditório Paulo VI, localizado na sede da Asa (Ação Social Arquidiocesana), foi realizado um momento de apresentações artísticas de crianças e adolescentes.
Saiba mais:
MPPI realiza 2ª edição do projeto “Compartilhando Compromissos em Rede”, na regional de Picos