José de Sousa Costa, mais conhecido como Zé Costa, morreu nesta quinta-feira aos 94 anos, em Amarante, deixando para mais de 60 anos de história como um respeitado comerciante. Nascido em Arraial (PI), ele estabeleceu um movimentado comércio e constituiu família.
Durante sua vida, Zé Costa teve uma trajetória política, sendo candidato a prefeito e vereador no município, além de ter sido maçom por 37 anos e ocupado a posição de Venerável na Loja Maçônica Acácia Amarantina.
O comerciante era admirado por sua simpatia e inteligência. Ele teve dois casamentos ao longo de sua vida. O primeiro foi com a professora Maria Teixeira de Queiroz, funcionária pública do Estado do Piauí e Maranhão, que já faleceu. Deste casamento, nasceram as filhas: professora Emília, falecida, que era esposa de Amadeus Rocha e tinha dois filhos; Socorro; e Maria José, casada com Raimundo Lima, pais de dois filhos talentosos. Maria José é formada em Ciências Contábeis e trabalha em Teresina. Do segundo casamento, com a amarantina Benedita Ana de Sousa, proprietária de um salão de beleza, na região Central de Amarante. (Com informações do livro Personalidades e Fatos Marcantes, do escritor Bebeto Soares)
Veja também no Somos Notícia:
Em dezembro de 2021, Seu Zé Costa recebeu uma homenagem na Câmara de Vereadores de Amarante, que lhe concedeu o título honorário de Cidadão Amarantino. A homenagem foi uma proposição da vereadora Luíza Neta (Progressistas).
De acordo com a legisladora, a ação representou um reconhecimento justo pela prestação dos seus serviços ao município na condição de empreendedor, comerciante e como filho de coração da cidade que o adotou.
Nas redes sociais, internautas estão emitindo notas e comentários lamentando a perda de um homem tão influente. Zé Costa será lembrado em Amarante por sua dedicação ao comércio e sua atuação na política e na maçonaria.
Não há ainda confirmação de local e horário de sepultamento do comerciante.
Compartilhe este post