Um maquinista morreu e mais de 40 pessoas ficaram feridas em uma colisão entre dois trens na ferrovia que leva à cidade de Machu Picchu, no Peru, nesta terça-feira (30). O fato ocorreu no quilômetro 82, no setor Pampacachua, localizado no distrito de Ollantaytambo, e envolveu veículos das empresas Inca Rail S.A. e PeruRail S.A.
Colisão de trens em Machu Picchu: maquinista é vítima fatal
A vítima fatal do ocorrido foi identificada como Roberto Cardenas Loayza, de 61 anos, que operava uma das locomotivas. Segundo informações do prefeito de Ollantaytambo, Paull Palma, 19 dos feridos apresentavam estado grave e foram transferidos para unidades de saúde na cidade de Cusco, capital da região.
Investigação sobre o acidente ferroviário no Peru
As autoridades peruanas iniciaram uma investigação para determinar as causas da colisão. O trecho da ferrovia precisou ser temporariamente interditado para facilitar as operações de resgate e a remoção dos veículos danificados. Passageiros que estavam nos trens compartilharam imagens da situação nas redes sociais, mostrando a extensão dos danos e o trabalho das equipes de socorro.
Impacto na rota turística de Machu Picchu
Machu Picchu, reconhecido como Patrimônio da Humanidade desde 1983, é o principal destino turístico do Peru, atraindo mais de um milhão de visitantes anualmente. O acesso predominante ao sítio arqueológico, construído no século XV pelos incas, é feito por via férrea, partindo de Cusco ou de Ollantaytambo. O ocorrido gera preocupação quanto à segurança e à logística de transporte na rota turística vital para a região. Um dos trens seguia em direção a Machu Picchu, enquanto o outro retornava da cidade inca no momento da colisão.
Acidente entre dois trens na ferrovia de Machu Picchu, Peru, deixa um maquinista morto e mais de 40 feridos.
Com informações do SBT News

Be First to Comment