Cinco presos não retornaram ao sistema prisional do Piauí após a saída temporária de Natal, segundo balanço divulgado pela Secretaria de Justiça do Estado (Sejus) nesta terça-feira (6). O grupo é considerado foragido da Justiça.
Ao todo, 480 presos tiveram direito ao benefício da saída temporária. Deste total, 473 se reapresentaram dentro do prazo estabelecido pela Justiça.
A Sejus informou que, entre os sete presos que não retornaram inicialmente, um morreu durante o período da saída temporária. Outro foi preso por um novo crime.
Os cinco restantes ainda não se apresentaram às unidades prisionais. Conforme a legislação, eles passam a ser considerados foragidos da Justiça.
Presos não retornam de saída temporária: Entenda o caso
A saída temporária de Natal ocorreu entre os dias 24 de dezembro e 3 de janeiro. O benefício contemplou presos do regime semiaberto que atendiam aos critérios legais.
Os critérios incluíam estar no último sexto da pena e não ter condenação por crimes hediondos. Todos os beneficiados foram monitorados por tornozeleira eletrônica durante o período.
A pasta informou que, com os dados consolidados, a taxa de retorno foi de aproximadamente 98,95%. Este índice é semelhante ao registrado em anos anteriores.
Presos que não retornam na data determinada pela Justiça podem sofrer sanções. Entre elas, a regressão de regime, além de responder por falta grave.
Cinco presos não retornaram da saída temporária de Natal no Piauí e são considerados foragidos da Justiça.
Com informações do g1
Compartilhe este post

Be First to Comment