Apesar da escassez de chuvas no Piauí e das altas temperaturas, a climatologista Sônia Feitosa, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), confirmou nesta segunda-feira (20) que o retorno gradual da umidade e o registro de chuvas isoladas indicam uma mudança nos padrões atmosféricos do estado.
O fenômeno é observado mesmo com os baixos índices de umidade relativa do ar. Segundo a especialista, os recentes episódios de precipitação têm contribuído para diminuir a incidência de incêndios, que são comuns neste período de estiagem.
A climatologista explicou que a temperatura elevada ainda deve permanecer. No entanto, “nesse momento de chuva, elas são amenizadas e fazem com que a umidade relativa do ar também seja melhorada, seja aumentada”, afirmou Sônia Feitosa.
A previsão de mais chuvas no estado se mantém para os dias 20 e 23 de outubro. A expectativa é que as precipitações mais intensas e recorrentes se concentrem no Sul e Sudoeste piauiense.
Feitosa ressalta que este comportamento climático é característico da transição entre o período seco e o início da estação chuvosa. Ela ainda pontuou que nessa época é comum que a chuva seja pontualmente forte, atingindo apenas uma parte de um município e não o restante.

Com informações do site Cidade Verde
Compartilhe este post
