Durante reunião realizada nessa segunda-feira (28), o monitoramento climático do Estado do Piauí referente ao mês de fevereiro e projeções meteorológicas climáticas para os próximos meses, inclusive com chuvas intensas em março, foram apresentados pelo assessor-técnico da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) e climatologista Werton Costa à secretária da Sedec, Norma Sueli.
De acordo com Werton Costa, o balanço do mês de fevereiro, em relação à pluviometria, indicou uma distribuição irregular das chuvas no Estado, concentrando-se principalmente na faixa norte e centro-norte, enquanto áreas do sul, especialmente municípios do sertão, apresentaram chuvas abaixo da média.
“As condições de temperatura do Atlântico Tropical do oceano que banha o Nordeste são muito positivas para chuvas intensas. O oceano permanece bastante aquecido na faixa tropical, o que pode resultar um aumento de vapor ou de nuvens de chuva”, afirmou.
Para o próximo mês, o cenário indica chuvas intensas, devido às condições favoráveis de temperatura do oceano atlântico tropical que banha o Nordeste. Além disso, os indicadores de estiagem estão praticamente zerados, apesar da irregularidade das chuvas no Estado, conforme afirmou o climatologista Werton Costa durante a reunião.
“Ficamos surpresos com os indicadores de estiagem, pois estão praticamente zerados. Mesmo em condições de irregularidade, nós não temos nenhuma estiagem aparente, mesmo que seja uma seca verde”, pontuou o climatologista Werton Costa.
Fonte: Governo PI
Compartilhe este post