O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), fez a entrega de 16.630 Chromebooks para professores da rede estadual. A ferramenta, que nada mais é do que um tipo de computador projetado para ajudar a realizar tarefas de modo mais rápido e fácil, irá facilitar e agilizar a produção de conteúdos pelos profissionais.
Com um investimento de R$ 29.067.400,00, a compra dos Cromebooks vai facilitar a vida do professor proporcionando mais flexibilidade na produção de conteúdo e no planejamento para fazer a gestão de sala de aula.
Para a governadora Regina Sousa, que esteve presente na solenidade de entrega, o investimento em tecnologia tem sido uma das prioridades do Governo do Estado. “Cada vez mais estamos trazendo tecnologia para a administração pública do Piauí. Esta semana inauguramos o Data Center, no qual ficarão armazenados nossos arquivos e hoje a entrega desses Chromebooks que irão facilitar o trabalho de todos os professores, trazendo agilidade no acesso e produção de conteúdos facilitando também a vida do aluno”, disse.
Os equipamentos se baseiam em aplicativos na nuvem com autonomia de bateria maior que os notebooks convencionais e com atualização de forma automática, o que facilita ao usuário e dá um ganho temporal nas atividades didático-pedagógicas.
O secretário da Educação, Ellen Gera, destacou que a secretaria, desde a pandemia, vem investindo em tecnologia a fim de evitar que qualquer aluno, em qualquer região do Estado fique sem acesso a conteúdos e aulas. “A tecnologia hoje está bem mais presente na escola. A pandemia reforçou a importância da tecnologia e hoje nós damos mais um passo para fazer com que nossa rede esteja cada vez mais moderna. E é importante destacar que essa não é uma ação isolada, durante a pandemia, por exemplo, distribuímos tablets e chips para os estudantes, desenvolvemos também plataformas virtuais”, ressaltou o secretário.
Com a entrega dos Chromebooks, a Seduc também implementa a partir de agora um sistema de acesso único para cada professor, através do seu e-mail corporativo, que são contas personalizadas em que cada professor terá o seu próprio ambiente no equipamento, inclusive com capacidade de acesso e utilização das nossas plataformas educacionais (iSeduc, Canal Educação, Google for Education) que estão configuradas nas máquinas.
Para o professor João Paulo Rocha, do Premen Norte, o equipamento vai beneficiar muito o trabalho dos professores. “É um instrumento extremamente importante em relação à melhoria das nossas aulas em que vamos utilizar as metodologias ativas. Então, é fundamental um dispositivo como esse que vai nos ajudar a acessar os sistemas, monitorizar nossas aulas e, principalmente, levar uma melhoria na qualidade de ensino para nossos alunos”.
Fonte: Governo PI
Compartilhe este post