A cheia do rio Longá deixou pelo menos 15 famílias desabrigadas em Esperantina após as fortes chuvas que caíram na sexta-feira (11) e no sábado (12). O rio excedeu a cota de inundação, invadindo casas em pelo menos três bairros da cidade.
Em razão dos temporais, segundo informações do g1, o rio ultrapassou 8m20, atingindo os bairros Centro, Batista de Amorim e Pedreiras.
O rio ainda está 7m40, acima do nível de alerta, na manhã desta segunda-feira (14), segundo informou o Serviço Geológico do Brasil.
Os rios Parnaíba e Marathaoan estão também acima do nível de alerta em Luzilândia e Barras, respectivamente, próximos à cota de inundação. Em Teresina e Floriano, os rios estão bem abaixo dos níveis de atenção.
Um dos pontos mais críticos é à altura do Riacho do Alecrim, que chegou a transbordar, cortando a pista que liga Esperantina a Joaquim Pires. Os acessos ao Parque Ecológico Cachoeira do Urubu e a zona rural de Esperantina estão comprometidos.
A prefeitura de Esperantina informou que, até o momento, há registro de 15 famílias desabrigadas, em torno de 60 pessoas. Contudo, as famílias podem ter deixado as casas sem buscar a prefeitura.
As pessoas estão abrigadas em casas de familiares e em unidades escolares municipais. A prefeitura está fornecendo refeições para as famílias que estão nas escolas.
Equipes da Defesa Civil e Assistência Social estão percorrendo os bairros afetados.
Como obter ajuda
A prefeitura disponibilizou dois números de telefone, que também são contatos de WhatsApp, para que a população solicite ajuda: 86 99926-3496 / 86 99925-4989.
Compartilhe este post