Os colaboradores da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas do Piauí (CENDROGAS) participaram nesta sexta-feira (11), de ação em prol da campanha Novembro Azul, conduzida pelo psicólogo Luiz Alberto Rodrigues.
Através de uma iniciativa internacional é realizada anualmente uma iniciativa iniciada em 2003 na Austrália com o intuito de alertar os homens para a prevenção ao câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.
“O cuidado com a saúde do homem também deve ser um alerta, pois a partir do momento que os homens têm mais de 40 anos, eles devem ter o autocuidado por meio do exame que é a nossa ferramenta. Tanto o Município quanto o Estado ofertam serviços nas UBS dos nossos bairros sem nenhuma burocracia disponibilizando exames de forma fácil e gratuita. O câncer de próstata é uma doença silenciosa e a prevenção faz parte da prática a uma vida saudável e assim podermos aproveitar as pequenas coisas do mundo”, relatou o psicólogo Luiz Alberto.
Ainda de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019, o que representa 42 homens morrendo por dia em decorrência da doença e aproximadamente 3 milhões convivendo com ela.
Nesse sentido, os hábitos saudáveis recomendados são, fazer no mínimo 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, identificar e tratar adequadamente hipertensão, diabetes e problemas de colesterol, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
Fonte: Governo PI
Compartilhe este post