Os países do Golfo anunciaram o restabelecimento dos laços em abril, resolvendo uma disputa que remontava a 2017.
O Qatar e o Bahrein retomam os voos entre os dois países a partir de 25 de maio, num processo contínuo de normalização das relações.
Os Assuntos de Aviação Civil do Bahrein anunciaram a mudança na segunda-feira, de acordo com a agência de notícias estatal do Bahrein.
A retomada dos vôos entre os dois está “no marco das relações fraternas entre os dois países e povos irmãos, e de maneira que alcance as aspirações comuns das lideranças e cidadãos de ambos os países”, disse a agência estatal.
Os países do Golfo anunciaram a restauração dos laços no mês passado, quando seus respectivos delegados estrangeiros se reuniram em 12 de abril na sede da Secretaria-Geral do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), na capital saudita, Riad.
Em 2017, o Bahrein, juntamente com a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos e o Egito, romperam relações e impuseram um bloqueio ao Catar por alegações de que era muito próximo do Irã e apoiava grupos de linha dura, alegações que Doha sempre negou firmemente.
Os quatro países árabes proibiram aviões e navios do Catar de usar seu espaço aéreo e marítimo e cortaram relações comerciais. Em 2021, no entanto, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Egito retomaram esses laços, embora Emirados Árabes Unidos e Catar ainda não tenham aberto suas respectivas embaixadas.
A disputa do Bahrein com o Catar centrou-se principalmente no relacionamento deste último com o Irã e nas questões ao longo de sua fronteira marítima.
Em janeiro, o príncipe herdeiro do Bahrein e o emir do Catar tiveram um telefonema para discutir suas diferenças, em um movimento que prenunciou o degelo das relações entre os dois.
A restauração dos laços ocorre em meio a uma série de outros esforços para resolver disputas regionais, incluindo trazer a Síria de volta à Liga Árabe e reviver os laços entre o Irã e a Arábia Saudita.
Com informações do site Al Jazeera
Compartilhe este post