Guarda-vidas do Grupamento de Bombeiros Marítimo encontraram caravelas-portuguesas nas praias do Pina e de Boa Viagem, em Pernambuco. As caravelas são perigosas e liberam toxinas através de seus tentáculos, causando queimaduras químicas e dor nas vítimas.
De acordo com Sidney Vieira, analista da Gerência de Área Costeira da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha de Pernambuco (Semas-PE), é importante se afastar imediatamente caso se aviste algum animal desse tipo na água. Se a caravela estiver na areia, não se deve pisar, pois os tentáculos ainda podem estar liberando toxinas. As crianças também devem ser orientadas.
Caso ocorra algum contato com caravelas, a recomendação é lavar o local abundantemente com água do mar ou vinagre. Nunca lave com água doce, pois isso pode ativar ainda mais a toxina. É importante remover, com ajuda de uma pinça ou outro utensílio, partes dos tentáculos que possam ter ficado presos na pele. Se houver sintomas mais graves, é recomendado procurar ajuda médica.
As caravelas-portuguesas encontradas nas praias de Pernambuco são animais perigosos e devem ser evitados. Fique atento às recomendações dos órgãos responsáveis e previna-se para aproveitar as praias com segurança.
Com informações do Governo de Pernambuco
Compartilhe este post