Crateras de 80 metros levam Buriticupu à calamidade pública; carnaval é cancelado

Maranhão

A prefeitura de Buriticupu, cidade localizada a 415 km de São Luís, no Maranhão, decretou estado de calamidade pública devido ao avanço das voçorocas na região. A situação tem se agravado nas últimas semanas, devido às fortes chuvas que atingiram a cidade.

Cancelamento do carnaval

Devido à grave situação, a prefeitura também anunciou o cancelamento das festividades de Carnaval na cidade. Essa medida foi tomada como forma de priorizar a segurança e os esforços para mitigar os impactos causados pelas crateras.

Impacto das voçorocas

Nos últimos 30 anos, mais de 70 casas foram ‘engolidas’ pelas voçorocas, e mais de 180 famílias foram prejudicadas. As crateras chegam a 80 metros de profundidade, com algumas atingindo 600 metros de extensão. O solo da região, composto por areia, silte e argila, possui pouca porosidade, o que agrava o problema. O avanço do desmatamento também contribui para a instabilidade do solo, tornando-o mais suscetível ao surgimento de novas crateras.

Calamidade pública | Recursos e providências

Com a decretação da calamidade pública, o município poderá solicitar recursos do Governo do Estado e Federal sem a necessidade de licitação, agilizando as providências. A Justiça do Maranhão já determinou que a prefeitura tome medidas urgentes, como delimitar e isolar as áreas de risco, atualizar o cadastro das famílias afetadas e apresentar um plano para contenção das voçorocas.

Medidas necessárias

Para evitar tragédias maiores, é necessário investir na proteção do solo com a cobertura vegetal, evitar queimadas e desmatamento, além de investir em infraestrutura com esgotamento sanitário e drenagem urbana. A população que vive em torno das cabeceiras das voçorocas também precisa ser retirada, e os fluxos de água devem ser desviados.

Histórico e verbas

Buriticupu já havia decretado situação de emergência em 2023 e 2024. Em agosto do ano passado, o Governo Federal liberou R$ 45,7 milhões para auxiliar nas ações de contenção, mas, segundo o prefeito João Carlos Teixeira (PP), os recursos foram destinados para obras de habitação. Ele afirma que o município aguarda a liberação de verbas para obras de prevenção.

Crateras de 80 metros levam Buriticupu à calamidade pública; carnaval é cancelado

Compartilhe este post
Comercial Sousa Neto Grupo Pitagoras Cetec Amarante Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante Finsol clinica e laboratorio sao goncalo Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa