A cajuína do Piauí, bebida registrada como Patrimônio Cultural do Brasil, passará por um processo de revalidação do seu título. A análise será realizada pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Teresina, no dia 17 de junho de 2025.
O processo de revalidação
De acordo com o Iphan, a revalidação é um procedimento padrão que ocorre a cada 10 anos. O principal objetivo é atualizar as informações sobre os bens culturais registrados, assegurando a continuidade de sua preservação e o seu reconhecimento. A cajuína foi oficialmente registrada como Patrimônio Cultural do Brasil em maio de 2014.
A importância cultural da cajuína
A cajuína, com forte presença em Amarante e região, feita a partir do suco de caju clarificado e sem álcool, é mais do que uma bebida típica; ela representa um símbolo da identidade cultural e dos saberes tradicionais do povo piauiense. O seu registro como patrimônio destaca a importância de preservar as práticas e conhecimentos associados à sua produção.
Detalhes do evento em Teresina
Centro Cultural Clube dos Diários, em Teresina (PI)
A 109ª Reunião do Conselho Consultivo do Iphan acontecerá às 16h30, no Centro Cultural Clube dos Diários, em Teresina (PI). O evento será transmitido ao público, permitindo que a população acompanhe a decisão sobre um dos mais importantes símbolos culturais do estado.

