Cadastramento biométrico – A Câmara Municipal de Vereadores sediou nesta terça-feira, 3, a solenidade de lançamento da revisão eleitoral com coleta de dados biométricos dos eleitores de Amarante.
A solenidade foi aberta pelo juiz eleitoral da 8ª Zona, Dr. Netanias Batista de Moura, que contou com a presença do desembargador e presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Edivaldo Pereira de Moura.
Segundo o juiz, os eleitores do município já devem procurar a sede do Cartório Eleitoral para iniciar o cadastramento biométrico, que vai acontecer de segunda a sexta-feira até 21 de março de 2016.
Para a realização da revisão o eleitor deve apresentar a documentação necessária, é o que aponta o técnico de cartório Gonçalo Basílio. “Todos devem estar munidos do documento de identidade (xerox), o Título de Eleitor (original) ou documento que comprove a condição de eleitor e CPF (xerox)”.
Dr. Netanias Moura considera ainda que a segurança que o sistema biométrico vai proporcionar aos eleitores de Amarante vai agregar valores a todo o processo eleitoral, levando em consideração a qualidade e eficiência da sua equipe de apoio.
“Nós do Brasil temos o maior recurso tecnológico do mundo em termos de eleição. Nós, de Amarante, temos a melhor equipe de apoio técnico eleitoral de todo o Piauí. Se, por ventura, Vossa Excelência (o desembargador) não nos enviar um policial em dias de eleições, a gente faz o nosso pleito eleitoral com segurança e tranquilidade”, afirmou emocionado o juiz ao reforçar que até os dias atuais, nenhum eleitor foi preso por desacato em Amarante em dias de eleições.
O desembargador Edivaldo Pereira de Moura informou durante a solenidade que o Piauí assume a primeira posição no Brasil em biometria eleitoral. Ao Somos Notícia, ele disse que trabalho é o fator preponderante para essa conquista. “Nós temos o melhor quadro de servidores do Brasil. Não foi outra razão a não ser trabalho e compromisso”, disse ele ao afirmar que o Piauí foi premiado com o Selo Ouro de Qualidade, em Santa Catarina, no ano passado.
Eliminar por completo as possibilidades de fraude é o objetivo do Tribunal com a implantação da biometria eleitoral. “Com a biometria no processo, muda muita coisa! Nós estamos filtrando a possibilidade de fraude. Hoje, nós estamos com aproximadamente 72% do eleitorado biometrizado em todo o Piauí, o que nos representa um avanço considerável”, encerra.
Com otimismo, o juiz eleitoral garante 100% do eleitorado da 8ª Zona Eleitoral cadastrado biometricamente até março de 2016. “O TRE estando em Amarante por uma razão como esta nos deixa maravilhados. Este é um passo importante! Até março vamos concluir 100% do cadastramento do nosso eleitorado, e de forma satisfatória”, completa.
Da solenidade participaram também o promotor eleitoral Afonso Aroldo Feitosa Araújo; o vice-prefeito, Clemilton Queiroz; o secretário de administração, José Paulo de Sousa; o advogado e representante da OAB – sub-sessão de Água Branca, Anderson Soares da Silva; o chefe de gabinete da prefeitura de Amarante, Luiz Rocha Sobrinho, o presidente da Câmara, Aldeci dos Santos Azevedo; o vereador e ex-prefeito, Diego Teixeira; os vereadores Agapto Alves, José Pereira de Matos, Badiga; e também o secretário Assistência Social, Josineide Amorim.
Edição e postagem: Denison Duarte
Fotos: Leomar Duarte e Denison Duarte