Diagnosticado com HIV, um brasileiro pode ser um dos primeiros curados da doença no mundo. Nesta terça-feira (07) foi apresentada uma pesquisa que mostra a remissão do paciente que ficou sem carga viral há mais de dois anos. Foi usado nele um coquetel contra a o HIV.
Ele tem 34 anos e havia sido diagnosticado com a doença em 2012. O paciente foi tratado a partir de uma terapia antirretroviral que recebeu reforço de outras substâncias, ainda com adição de um medicamento chamado nicotinamida, uma forma de vitamina B3.
Depois de 48 semanas – ou seja 13 meses, o tratamento precisou ser interrompido, segundo informaram os médicos e pesquisadores nesta terça-feira. O DNA de HIV nas células do paciente e o exame de anticorpos continuavam negativos. O caso foi apresentado em uma conferência sobre Aids nos Estados Unidos.
“Este caso é extremamente interessante, e realmente espero que possa impulsionar pesquisas adicionais para uma cura do HIV”, disse Andrea Savarino, médico do Instituto de Saúde da Itália que coliderou o teste, em uma entrevista à NAM Aidsmap.
Savarino alertou, porém, que outros quatro pacientes foram submetidos às mesmas condições de tratamento e não tiveram os mesmos efeitos positivos. “Este resultado muito provavelmente não pode ser reproduzido. Este é um primeiro experimento (preliminar), e eu não faria previsões para além disso”, finalizou.
Compartilhe este post