Os problemas que os consumidores brasileiros na “Black Friday”, dia de promoções no varejo, para comprar e descontos que muitas vezes não existem inspiraram um usuário do YouTube a criar uma canção humorada, que critica o evento realizado em todo o Brasil nesta sexta-feira (29). Chamado de “Black Fraude ‘Tô Fora'”, o vídeo usa a música “Simbora”, da banda Asa de Águia para reclamar das promoções.
Criada pelo usuário Bruno Costta, a canção diz que “uma semana antes o preço aumentou” dos produtos vendidos no dia de descontos e que o preço “volta ao normal” na “Black Friday”. Ele também cita que nem o Procon ou o site Reclame Aqui “irão socorrer o consumidor”.
Em 2012, o evento ganhou o apelido de “Black Fraude” e o slogan-piada “a metade do dobro” depois de suspeitas de que alguns varejistas teriam inflado os preços para forjar descontos maiores. Também houve relatos de vitrines virtuais fora do ar e dificuldades para finalizar compras. O episódio resultou na notificação de grandes companhias pela Fundação Procon-SP.
Em 2013, o Procon-SP divulgou que, até as 17h30 desta sexta, houve 87 queixas compartilhadas pelos consumidores nas redes sociais por meio da hashtag #deolhonaBlackFriday. Elas motivaram a investigação de 17 empresas responsáveis por 21 sites de compras. Consumidores também enviaram relatos ao VC no G1.
Fonte: Globo.com
A E-Bit, empresa que reúne informações do comércio eletrônico, informou que, até as 17h, o faturamento das lojas do comércio virtual durante a edição da “Black Friday” de 2013 já tinha superando em 60% as vendas totais da edição 2012 do dia de descontos do varejo.
Compartilhe este post