Biden anuncia mais ajuda para a Ucrânia enquanto o Grupo das 7 Potências se reúne no Japão

Biden anuncia mais ajuda para a Ucrânia enquanto o Grupo das 7 Potências se reúne no Japão

Internacional

“Não acho que haja nada de inevitável na noção de que haverá esse conflito entre os Estados Unidos e o Ocidente” com a China, acrescentou Biden.

Mas a China dificilmente foi aplacada. Seu governo denunciou duramente a cúpula do G7 no fim de semana, alertando os líderes contra pressionar Pequim sobre Taiwan, coerção econômica e outros tópicos controversos.

“O Grupo dos 7 fala em tom elevado sobre ‘se mover em direção a um mundo pacífico, estável e próspero’, mas o que está fazendo é obstruir a paz internacional, prejudicar a estabilidade regional e oprimir o desenvolvimento de outros países”, disse o Ministério das Relações Exteriores da China. Assuntos disse no comunicado. “O Grupo dos 7 ignorou as graves preocupações da China e insistiu em manipular tópicos relacionados à China, vilipendiando e atacando a China e se intrometendo grosseiramente nos assuntos internos da China.”

A China tem sido um aliado importante da Rússia durante a guerra na Ucrânia, embora não tenha enviado ajuda letal, segundo autoridades americanas. Em um sinal de que Pequim e Moscou permanecem próximos, apesar das tensões sobre a guerra na Ucrânia, a China anunciou que um enviado sênior, Chen Wenqing, chefe do comitê de assuntos políticos e jurídicos do Partido Comunista, iria à Rússia para reuniões sobre cooperação de segurança.

A Rússia teve sua própria maneira de responder à mensagem de solidariedade à Ucrânia que emergiu do G7. A marinha russa posicionou dois navios de guerra e dois submarinos no Mar Negro, aparentemente insinuando um ataque de mísseis planejado na Ucrânia para coincidir com a cúpula do G7, disse uma porta-voz do comando militar do sul da Ucrânia na televisão ucraniana.

O encontro entre Biden e Zelensky foi o primeiro desde que o presidente americano fez uma viagem surpresa a Kiev, capital da Ucrânia, em fevereiro. No domingo, os dois relembraram aquela visita, quando marcharam do lado de fora para prestar homenagem aos ucranianos mortos, mesmo com as sirenes de ataque aéreo soando. Biden lembrou-se de ter seguido Zelensky, que parecia imperturbável. “E eu pensei: ‘Bem, se ele não se importa com as sirenes, eu não me importo com as sirenes’.”

Jim Tankersley, Chris Buckley, Andrew E. Kramer e Hikari Hida contribuíram com reportagens.


Com informações do site The New York Times

Compartilhe este post
Comercial Sousa Neto Tania Sobreira Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante Finsol clinica e laboratorio sao goncalo Cetec Amarante Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Dr. Josias Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa