Uma equipe de sete colaboradores está executando um projeto de incentivo à leitura em Regeneração, intitulado ‘Biblioteca Viva’, desenvolvido no Polo da Universidade Aberta (UAB) para escolas públicas e privadas do município.
A mediadora e coordenadora, Rosângela Eustórgio, numa ação conjunta com colaboradores, criou Pequenos Grupos de Leitura (PGL’s)”, que contam com a participação de alunos na fase inicial de aprendizagem. O projeto foi idealizado em fevereiro deste ano, iniciando sua execução em maio.
Atualmente, a ação contempla 30 crianças de 2 a 6 anos e adolescentes de 10 a 16 anos, oriundos de instituições de ensino de Regeneração, tanto privadas quanto públicas.
A finalidade do projeto, segundo informações, “é formar leitores desde a mais tenra idade, possibilitando neles o prazer pela leitura. Como também otimizar o espaço da biblioteca da UAB, que até então se encontra obsoleto”, segundo a organização.
Dentre os paradidáticos infantis e infanto juvenis há obras de autores como Ruth Rocha, Clarice Lispector e Eva Furnari.
Ao todo, o projeto conta com a participação de sete colaboradores envolvendo a participação da pedagoga Roseana Eustórgio e alunas do Ensino Fundamental da rede pública e privada de ensino.
“É por acreditar que a leitura pode impulsionar positivamente uma vida que esse projeto existe. A leitura abre portas e nos faz viajar sem tirar os pés do chão”, finalizou a mediadora.
Biblioteca Viva, em Regeneração