A decoração de Natal, em Amarante, traz este ano milhares de pequenas lâmpadas que ornamentam árvores e praças da cidade. Com o intuito de conter gastos, a Prefeitura firmou, pela primeira vez, parceria com os comerciantes do município e enfeitou toda a cidade com quase todo o material reciclado.
Os arranjos natalinos da prefeitura trazem este ano na praça Padre Virgílio – em frente à Igreja Matriz, um conjunto de enfeites modernos com luzes, além de ornamentos alusivos às festividades.
“A primeira ideia foi fazer o mínimo possível de despesas. Nós temos uma equipe muito boa que decidiu fazer quase tudo com material reciclado. Os comerciantes colaboraram com a prefeitura. Conseguimos doações de vasilhames e tintas. Com muito empenho, nós reaproveitamos material de outras decorações dos nossos eventos culturais”, afirmou a secretária de Assistência Social, Ana Tércia.
“Compramos parte das lâmpadas e pisca-piscas. Do que tinha na prefeitura, nós reaproveitamos pouca coisa como TNT e E.V.A. O resto é tudo reaproveitado com o apoio dos comerciantes. O que existe é muito empenho da equipe de organização, que se dedica bastante e não tem hora para sair do trabalho”, reforçou.
Conhecido pela variada riqueza cultural e arquitetônica, o município ganha força no turismo durante as férias. A cidade recebe neste final de ano grande número de visitantes na ocasião das comemorações do padroeiro São Gonçalo, festividades organizadas pela Paróquia de Amarante.
Como parte da ornamentação, a prefeitura, segundo Ana Tércia, investiu apenas na aquisição de parte das lâmpadas, reaproveitando toda a grande quantidade de material cedido pelos comerciantes, usando a criatividade da equipe de trabalho. “Quem vem à nossa cidade já percebe o quanto temos feito para fortalecer o nosso turismo, cultura e o social. Vale ressaltar que a nossa iluminação de Natal é resultado da soma de esforços de servidores e colaboradores. Deixar iluminada a nossa cidade é também uma forma de zelo”, encerrou
O prefeito reforçou também a importância das parcerias como forma de desenvolvimento social e cultural do município. “A Igreja jamais pode ser desmembrada das boas intenções de uma gestão comprometida com o bem-estar da população. Não há como pensarmos em progresso social, cultural e turístico se individualizarmos os resultados. Preparar esses arranjos natalinos deixou, certamente, a cidade muito mais bonita à noite. Essa é, sem dúvida, uma contribuição nossa (prefeitura, servidores e comerciantes). Assim, ganha a prefeitura, a Igreja, os comerciantes e, principalmente, a população”, disse o gestor.
Arranjos para o Natal | Praça da Igreja Matriz
Fotos abaixo: Leila