Com o tema “Arquivos – Territórios de Vidas”, será realizada de 5 a 7 de junho a 7ª Semana Nacional de Arquivos, na sede do Arquivo Público do Estado do Piauí (APPI), localizada no centro de Teresina. O Arquivo Público é órgão ligado à Secretaria de Governo do Estado e possui 113 anos. Foi criado pela Lei de Nº 533 de 9 de julho de 1909, sendo hoje considerado o maior guardião do acervo documental e histórico do Estado.
A 7ª Semana Nacional de Arquivos, organizada pelo Arquivo Nacional, este ano tem um caráter especial. “O Conselho Internacional de Arquivos completará 75 anos de existência e a escolha do tema tem relação com as demandas e perspectivas do fazer arquivístico, com foco na preservação documental, divulgação e difusão do conhecimento produzido por gerações de vidas”, declara a diretora Rosângela Carvalho.
O objetivo principal deste evento, que acontece uma vez por ano, é aproximar a sociedade das instituições, aumentar a visibilidade e divulgar os trabalhos e ações dos arquivos. A programação do APPI contará com três visitas guiadas, uma mesa redonda e duas palestras, além da exposição intitulada “Registros documentais da História do Piauí”.
Programação:
Dia 05/06 – Segunda-feira:
9h – Visita Guiada
9h30 – Exposição: “Registros documentais da História do Piauí”
10h Mesa Redonda: “Documento histórico: percepções”
Antônio Fonseca Neto – Prof. Dr. – UFPI
Reginaldo Miranda – Advogado e Historiador
Dia 06/06 – Terça-feira:
9h – Visita Guiada
10h Palestra: “Literatura Piauiense – a que será que se destina?”
Zózimo Tavares – Jornalista e Presidente da Academia Piauiense de Letras – APL
Dia 07/06 – Quarta-feira:
9h – Visita Guiada
10h Palestra: “Relato de experiência da Gestão do Arquivo do IFPI”
Márcia de Macedo Brito
Bibliotecária, graduanda em Arquivologia e técnica em Arquivo do IFPI
Fonte: Governo PI
Compartilhe este post