Do interior do Piauí para uma das universidades mais prestigiadas do Brasil, Hizyane Borges, uma jovem estudante de Amarante, de apenas 17 anos, foi aprovada em Engenharia Naval e Oceânica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E o sonho dela vai além de entrar na faculdade; Hizyane quer, literalmente, construir navios.
Moradora de Amarante, que é banhada pelo Rio Parnaíba, Hizyane cresceu vendo o avô e o pai trabalhando com o transporte de pessoas pelo rio. “Meu avô materno e meu pai trabalhavam transportando pessoas pelo Rio Parnaíba”, conta a estudante. Essa ligação familiar com as águas despertou nela o interesse por embarcações, mas de uma forma diferente: em vez de navegar, ela quer projetar e construir.
Hizyane, que estudou no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Polivalente, sempre gostou de grandes construções. Ela conta que chegou a pensar em Medicina Veterinária, mas, durante o ensino médio, se apaixonou pela engenharia naval. O resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), divulgado no final de janeiro, foi a concretização de um sonho, não só dela, mas de toda a família.
A jornada até a UFRJ, segundo ela, não foi fácil. Durante a pandemia, Hizyane enfrentou dificuldades, principalmente em Matemática. Mas, com o apoio de professores dedicados, como Jeferson Feitosa (Matemática), Josélia Santos (Redação) e Fábio (Biologia), ela conseguiu superar os obstáculos.
Agora, a estudante de Amarante, aprovada em Engenharia Naval, se prepara para um novo capítulo da vida, com o objetivo claro de usar seus conhecimentos para construir navios e contribuir para o desenvolvimento da engenharia naval no Brasil. Uma história que mostra a força de vontade de uma jovem do interior do Piauí e a importância da educação para realizar sonhos.
