município de Amarante, surto de dengue zika e chicungunya

Amarante está fora da lista de municípios que podem ter surto de zika, dengue e chicungunya

Amarante

Dados do Ministério da Saúde apontam que pelo menos 108 municípios do Piauí podem ter surto de dengue, zika e/ou chicungunya. A informação foi divulgada nessa terça-feira (30) no Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes Aegypti.

No geral, 83 municípios estão em situação de alerta e 25 em risco – que se caracteriza como situação mais grave.

Bom Jesus, Floriano, Luís Correia, Oeiras, Parnaíba, Piripiri São Raimundo Nonato e Teresina são alguns dos municípios em alerta. A recomendação do Ministério da Saúde é que essas cidades fortaleçam as ações de combate ao mosquito.

Os municípios em risco são: Alagoinha do Piauí, Alvorada do Gurgueia, Avelino Lopes, Belém do Piauí, Campo Grande do Piauí, Cocal de Telha, Demerval Lobão, Fartura do Piauí, Flores do Piauí, Francisco Santos, Guadalupe, João Costa, Júlio Borges, Landri Sales, Marcolândia, Matias Olímpio, Miguel Alves, Monsenhor Hipólito, Morro Cabeça no Tempo, Pajeú do Piauí, Pedro II, Pio IX, Regeneração, Santana do Piauí e Simões.

No último boletim epidemiológico, que foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) consta aumento no número de casos notificados de dengue em 2019 em relação ao mesmo período em 2018. Os registros apontam para 879 casos em 61 municípios, comparados a 743 casos em 44 municípios notificados em 2018, o que significa um aumento de 18,3%.

Ainda de acordo com a Sesapi, do município com maior incidência de dengue por 100 mil habitantes são: Pavussu, Cristino Castro, Júlio Borges, Rio Grande do Piauí e Alvorada do Gurgueia. Por outro lado, o boletim registrou uma redução nos casos de chikungunya.

Foram 147 casos registrados em 19 municípios este ano e em 2018 foram 218 casos em 21 municípios, representando uma redução de 32,6%. Com relação ao zika vírus foram 12 casos prováveis registrados em cinco cidades esse ano.

O município de Amarante não aparece em situação de alerta e nem de risco, segundo o relatório. A assessora de Saúde de Amarante, Margareth Pimentel, considera que a redução dos casos de dengue se dá em razão da motivação da equipe de trabalho.

“Este ano o número de casos de dengue diagnosticados no estado está elevado, superior a esse mesmo período no ano passado. O que nos deixa felizes é saber que Amarante não está nesse meio, muito pelo contrário, nós vemos uma redução de casos. Não temos dúvida de que essas ações têm sido fundamentais. A equipe está motivada, sensibilizada e os moradores entendendo da importância dessas ações”, considerou Margareth.

Segundo a secretária Antonia Carvalho, há uma organização considerável nas ações de saúde desenvolvidas em 2019.

“O avanço se dá em razão da nossa preocupação em relação ao ano passado. Este ano, tivemos muito mais organização na secretaria. Temos este ano o projeto Amarante livre do Aedes Aegypti, que contém várias estratégias e ações e será muito bem trabalhado pelas equipes. Nós requalificamos os agentes de Endemias e Saúde e os incorporamos às equipes. O objetivo é monitorar o plano de combate, pois a nossa meta é zerar o número de infestações causadas pelo mosquito”, disse a secretária.

O prefeito Diego Teixeira considera que o baixo índice de dengue requer a execução de mais ações em Saúde. “O sucesso tem sido resultado das ações que temos desenvolvido em nosso município, especificamente em postos de Saúde, com aprimoramento das equipes. A população está vendo que estamos investindo. A diminuição nos índices apenas serve para intensificarmos o nosso trabalho. Se estamos conseguindo diminuir, vamos trabalhar muito mais para que essa redução dos casos continue.”

Fotos da caminhada de apresentação do projeto Amarante livre do Aedes Aegypti (Leomar Duarte e Gisele Duarte)

município de Amarante, surto de dengue zika e chicungunya
Foto: Leomar Duarte


projeto no combate ao Aedes Aegypti caminhada Amarante

Compartilhe este post
Comercial Sousa Neto Tania Sobreira Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante Finsol clinica e laboratorio sao goncalo Cetec Amarante Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Dr. Josias Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa

Deixe um comentário