Amarante e São Francisco do Maranhão em alerta – O rio Parnaíba transbordou no início da tarde dessa segunda-feira, em Floriano. A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) informou que vai aumentar a vazão da barragem de Boa Esperança de 1.600 m³/s para 2.000 m³/s, decisão que deve contribuir para o aumento do nível do rio nas próximas horas.
Por volta das 13h, a cota chegou a 8,63 m, o que torna iminente o risco de inundação. A Chesf pediu para que as defesas civis do município e do estado, além do Corpo de Bombeiros, ajam com rapidez.
O prefeito Joel Rodrigues se reuniu com a Defesa Civil e secretários para tratar da criação de um comitê emergencial. Segundo o gestor, o objetivo é traçar medidas de enfrentamento como assistência às famílias que residem em áreas de risco.
Em Amarante, o nível do rio Parnaíba começa a preocupar a população, tendo em vista a possibilidade de um maior volume de água após o aumento da vazão da barragem de Boa Esperança. Moradores que residem próximos ao rio já se sentem ameaçados com a água a pouco mais de 1 metro da casa.
As duas balsas de São Francisco do Maranhão já estão com os seus serviços suspensos, conforme nota publicada em rede social.
“Por questão de segurança na navegação, interrompemos suas atividades temporariamente a partir de hoje à noite, retornando assim que possível”, informou a equipe da Balsa Franciscoense.
A equipe da Balsa Itajubara, de modo semelhante, optou por também suspender suas atividades. “Por motivo de segurança e, devido à elevada frequência no aumento das águas do rio Parnaíba, decidimos suspender os serviços de travessia temporariamente.”
Na comunidade Riacho dos Cocos, zona rural de São Francisco do Maranhão, a água do rio avança com rapidez em direção às residências após tomar a pavimentação asfáltica da comunidade.
“A situação aqui está tensa, mesmo. A água está quase invadindo as casas e já está parecendo um rio”, disse uma moradora da comunidade.
O prefeito de São Francisco do Maranhão, Adelbarto Santos, emitiu uma nota nessa segunda-feira alertando a população quanto a elevação do nível das águas do rio Parnaíba.
“A Prefeitura de São Francisco do Maranhão alerta que, devido às fortes chuvas dos últimos dias, o rio Parnaíba continua subindo o seu nível. A prefeitura está atenta para tomar todas as medidas necessárias e monitorar a situação juntamente com os órgãos responsáveis. Pedimos à população que siga atenta para possíveis situações de emergência e se mantenha seguros”, disse o prefeito.
De acordo com o produtor rural, Chico Almeida, as chuvas de novembro e dezembro já alcançaram níveis considerados altos, chegando a 838 milímetros no município. “Vimos uma cheia muito grande (em Amarante) em janeiro de 2004, quando a água do rio mulato atravessou o asfalto do posto da Roca Produtos. Em 2022, as chuvas que caíram foram 12,5 e 17 mm.”
Fotos: Leomar Duarte | Somos Notícia
Compartilhe este post